A partir do próximo domingo, 8 de setembro, às 7h, trecho da avenida Nossa Senhora de Fátima sofre bloqueio na região do Taquaral; e assim permanecerá até as 17h do dia 18 de setembro. Serão 11 dias de obras para implantação de pavimento de concreto em ponto de ônibus. O fechamento será realizado na altura do número 1.270 da via. Uma das faixas da pista no sentido centro-bairro ficará totalmente interditada. As obras vão acontecer todos os dias das 7 às 17 horas, mas o trecho ficará fechado ininterruptamente.
A troca do pavimento flexível por piso rígido faz parte do programa de requalificação dos pontos de ônibus do entorno do Centro e é uma ação realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ou em parcerias como contrapartida de empresas privadas. Será feita a substituição do asfalto (piso flexível), pelo pavimento de concreto (rígido). O novo tipo de pavimento proporciona maior durabilidade e menos manutenção
Mesmo o bloqueio da via não sendo total, a Emdec indica aos condutores que evitem a circulação pela região e adotem rotas alternativas para evitar lentidões no fluxo de circulação no local.
Durante as obras, em alguns momentos, haverá interdição total das duas faixas da avenida no sentido bairro. Nestes casos será providenciada a canalização do trânsito pelas faixas bairro-centro, o que tornará o trânsito ainda mais lento na região.
Impacto no transporte coletivo
A ação impactará 14 linhas do transporte coletivo. No período, o ponto que será beneficiado com a mudança de piso, não poderá ser utilizado; trajetos e pontos de parada permanecem os mesmos antes e depois das obras.
As linhas 230 (Jd. Ipaussurama/Pq. dos Resedás); 249 (Jardim Flamboyant/Parque dos Eucaliptos); 338 (Terminal Barão Geraldo/Shopping Iguatemi); 339 (Cidade Universitária/Terminal Mercado I (Corujão); 345 (Jardim Carlos Lourenço/Cidade Judiciária); 348 (Vila Marieta/Cidade Judiciária); 352 (Bairro Bananal); 353 (Alphaville); 356 (Parque dos Alecrins); 357 (PUCC); 359 (Jd. Esmeraldina/Estação Cidade Judiciária); 362 (Parque Brasília I); 369 (Parque Imperador) e 375 (Alphaville Dom Pedro) deixarão de parar por ali, mantendo todos os demais locais de embarque e desembarque.
Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec orientam motoristas, condutores do transporte coletivo e pedestres que eventualmente procurem o ponto de parada temporariamente desativado. Dúvidas sobre a circulação podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910, que também é o WhatsApp da Emdec.