FAB investiga causas do acidente; aeronave é modelo experimental fabricado em 2010
Um avião de pequeno porte caiu na tarde de domingo (27) durante tentativa de decolagem no Aeroporto de São Lourenço, no Sul de Minas Gerais. O casal de Cosmópolis (SP) que ocupava a aeronave saiu ileso e dispensou atendimento médico, segundo o Corpo de Bombeiros.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
De acordo com os bombeiros, o avião caiu em uma área de mata dentro do próprio aeroporto, logo após perder sustentação. Houve vazamento de combustível, o que mobilizou equipes de emergência para evitar risco de explosão. O fogo foi controlado rapidamente e a área isolada para perícia.

O coordenador do aeroporto informou que as condições climáticas no momento podem ter contribuído para o acidente. “Havia vento cruzado e visibilidade variável”, disse. O avião estava com documentação em dia e havia passado por inspeção técnica em junho deste ano.
A aeronave é um Dynamic WT-9, modelo leve de fabricação eslovaca, com dois assentos e classificação de construção amadora, liberado apenas para voos diurnos e visuais. O uso para táxi aéreo é proibido.
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e já iniciou a Ação Inicial, etapa em que são coletados dados, registradas imagens e preservados vestígios que podem esclarecer o que provocou a queda.
O relatório final será publicado no site do Cenipa após a conclusão da apuração — que, segundo o órgão, tem caráter preventivo e não busca apontar culpados, mas identificar fatores que possam evitar novos acidentes.
“O mais importante é que o casal sobreviveu e o incêndio foi contido a tempo”, destacou um bombeiro que participou do resgate.




