O balé clássico Coppélia será apresentado no Teatro Municipal Castro Mendes nos dias 27, domingo, e 29 de outubro, às 19h. A apresentação faz parte de uma iniciativa do Projeto Dança e Cidadania e da Cia. de Dança de Campinas, com entrada gratuita e classificação livre. A produção envolve cerca de 120 participantes, com idades entre 7 e 30 anos.
A escolha de Coppélia para o repertório foi destacada pela diretora da Cia. de Dança de Campinas, Lúcia Helena Negri Teixeira. Segundo ela, a obra, que combina elementos cômicos e sentimentais, exige alta técnica dos solistas, por ser um balé descritivo e de grande exigência interpretativa. A última apresentação de Coppélia pela companhia aconteceu há oito anos.
O balé é inspirado no conto “O Homem de Areia”, de E.T.A. Hoffmann, com coreografia original de Arthur Saint-Léon e música de Léo Delibes. A história gira em torno do excêntrico inventor Dr. Coppelius e sua boneca realista, que desencadeia uma série de eventos divertidos e emocionantes envolvendo o jovem Franz e sua noiva Swanilda.
O Projeto Dança e Cidadania teve início em 2001 e hoje atende 350 crianças e jovens de bairros periféricos de Campinas e outras cidades da região. Além das aulas de balé, os participantes recebem suporte para desenvolver sua autoestima, disciplina e trabalho em grupo.
Serviço
Ballet Coppélia
Data: 27 e 29 de outubro
Horário: às 19h
Local: Teatro Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila IndustrialEntrada gratuita