19.1 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

100 anos do samba

Data:

Grupo Partido Alto
Grupo Partido Alto

A Secretaria de Cultura de Campinas entra no circuito das comemorações dos 100 anos do samba e apresenta, na próxima edição do projeto Boteco na Estação, o grupo Partido Alto, que também está em ritmo de festa pelos 25 anos de carreira. O Boteco na Estação acontece na Estação Cultura, no dia 18 de junho (sábado), das 13h às 19h, com entrada gratuita. O público poderá conferir, ainda, os artistas Bambas de Rua, Black Mad, Mc Tigrão, Dj Easy Nylon, Dr Sinistro e Rosana Bittencourt. A entrada é gratuita.

Fundado em Campinas, no bairro de São Bernardo, o Partido Alto tem quatro CDs gravados, “Neon”, “Quem Dera”, “Néctar” e “Estação do Amor”. No repertório, várias canções foram gravadas por intérpretes conhecidos, como “Quem dera”, na voz de Alexandre Pires e do grupo Só Pra Contrariar, e “Neons”, registrada por Alcione e Reinaldo. Seu representante Nivaldo Villela (Niva do Partido Alto) recebeu da Câmara de Campinas, em dezembro de 2014, o Diploma Noel Rosa, concedido a sambistas, grupos de samba ou agremiações que tenham se destacado na divulgação, promoção, difusão e fortalecimento do samba.
Samba: 100 anos
O samba, ritmo musical criado pelos escravos africanos, símbolo da tradição cultural brasileira, patrimônio imaterial, reconhecido também pela Unesco em 2005 como Patrimônio da Humanidade, comemora o seu centenário. O ano de 1916 entrou para a história da música popular brasileira por meio da iniciativa de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, mais conhecido como Donga, autor da música “Pelo telefone”, datado de 1916 e considerado o primeiro samba brasileiro.
Em 6 novembro de 1916, Donga entrega uma petição de registro para o samba carnavalesco “Pelo telephone” no Departamento de Direitos Autorais, da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Em 16 de novembro do mesmo ano, Donga anexou à petição um atestado que afirmava ter sido o samba “Pelo telephone” executado pela primeira vez em 25 de outubro de 1916 no Cine-Teatro Velho. O registro da obra foi efetuado pela Biblioteca Nacional em 27 de novembro de 1916, com o número 3.295.
O samba fez grande sucesso no Carnaval de 1917, dando origem a inúmeras paródias.
Boteco na Estação
Quando: 18 de junho, 13h às 19h
Onde: Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n. Campinas)
Entrada gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Roda de samba com protagonismo feminino chega a Campinas nos dias 28 e 30 de setembro

Nesta semana, na quinta-feira, 28 de setembro, e no...

Orquesta Anelo encerra mês da Música e Meio Ambiente com apresentação gratuita em Campinas, dia 30

A Orquestra Anelo faz apresentação especial e gratuita no...

Artistas campineiros estreiam em turnê no Centro Cultural Casarão na quinta, 28 de setembro

O Centro Cultural Casarão, tradicional espaço no distrito de...

Trio campineiro Retrato Brasileiro lança o álbum Confluências na sexta, 22 de setembro

O trio musical campineiro Retrato Brasileiro realiza o show...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363