30.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Brasil é escolhido para coordenar trabalhos na área social entre os países sul-americanos

Data:

O Brasil vai coordenar grupos de trabalhos técnicos na área social entre os países que compõem a União das Nações Sul-Americanas (Unasul). A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (30), durante encontro de cooperação entre países do continente, em Georgetown, na Guiana. Na ocasião, os ministros e representantes das federações que integram a Unasul propuseram a criação de três grupos temáticos a serem trabalhados e compartilhados: segurança alimentar e nutricional, redes de proteção social e economia social. O objetivo é compartilhar experiências exitosas e entender os mecanismos que cada país usou para que as ações tivessem bons resultados .

Como coordenador, o Brasil tem 90 dias para apresentar uma proposta de metodologia aos países. “O Brasil foi escolhido por unanimidade para coordenar o grupo técnico e, como responsável por esse trabalho, tem a responsabilidade de apresentar uma proposta de metodologia de desenvolvimento das ações e um cronograma para cada grupo, como se fosse um referencial técnico para que os países se aprofundem nos temas de segurança alimentar, proteção social e economia social e comecem a desenvolver as ações apresentadas”, explicou o secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcelo Cardona, que participou do encontro nesta terça-feira. 

De acordo com o secretário, a erradicação da pobreza está vinculada aos temas propostos. “O mais importante é que elegemos esses temas como prioritários, vinculando sempre a erradicação da pobreza. Assim, podemos estabelecer mecanismos concretos de colaboração, o que é nosso objetivo”, afirmou. 

Marcelo Cardona disse ainda que as ações brasileiras na área social, como o Programa Bolsa Família, despertam interesse de outros países. “Eles têm muito interesse nas experiências brasileiras, mas o encontro é uma grande oportunidade para nós também observarmos as experiências de outros países, como um programa do Chile, por exemplo, chamado Chile Solidário”, disse. 

O encontro prossegue até esta quinta-feira (31). Participam da reunião delegações da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...

Saúde abre vagas para vacinação contra covid-19 sem agendamento

Lista com os centros de saúde que atenderão demanda...

Setor produtivo critica aumento da taxa Selic divulgada pelo COPON

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) chamou...

Lula e família obtêm 23ª vitória contra a farsa da Lava Jato

Essa é a 23ª vitória de Lula e sua...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363