Boticário lança fragrâncias, feito a partir da infusão de grãos de café especiais
O Boticário buscou inspiração no café, consumido em grande parte dos países, e investiu cerca de R$ 2 milhões para o lançamento de Coffee Man e Coffee Woman, que já estão nas 2.700 lojas de todo o País. A empresa, que já se destaca no setor da perfumaria com a produção de fragrâncias inspiradas no mundo dos vinhos, a partir de agora também se torna a primeira marca nacional a lançar perfumes obtidos a partir do processo de infusão de grãos de café especial, outra bebida internacionalmente consagrada.
A fabricação das novas fragrâncias passa por um ritual único, resultado da infusão do Coffea Arábica, grão nobre utilizado na industrialização dos cafés especiais mais caros. Para a produção de Coffee Man e Coffee Woman, foi criado um espaço exclusivo na fábrica do Boticário, em São José dos Pinhais, região da Grande Curitiba (PR), onde todo o processo é realizado. “Selecionamos a melhor matéria-prima para a composição das novidades que incrementam, ainda mais, o portfólio da perfumaria da empresa. Tudo para conferir ao produto exclusividade, um caráter singular e envolvente”, diz Tatiana Ponce, Gerente Nacional de Mercado e Consumidor do Boticário.
Uma dobradinha de perfumistas renomados participou do desenvolvimento das duas novidades. Verônica Casanova, que assina Coffee Man, se inspirou na história das antigas fazendas de café, no luxo e na exaltação da bebida, tradicional em encontros sociais ou profissionais. “A infusão de grãos do café torna o perfume quente, sensual e marcante, indicado para ser usado pelo homem em qualquer situação”, comenta Verônica.
As notas de saída de Coffee Man tiveram inspiração na cultura indiana, que usa o cardamomo para deixar o sabor do café mais elegante e exótico, criando um contraste com o corpo fresco, denso e cremoso. Possui notas de café Bourbon, amarelo e acorde floral composto pelas nobres flores utilizadas na perfumaria masculina, como absoluto de íris, violeta e gerânio. Toques de folha de tabaco, âmbar e couro foram adicionados para valorizar o lado masculino do perfume.
Coffee Woman, por sua vez, foi criado pelo perfumista Hernán Figoli e tem uma fragrância Floral Oriental. “Para a criação, imaginei uma mulher forte, cheia de personalidade e, acima de tudo, muito sensual”, comenta Figoli. Sofisticada, é uma combinação de notas cítricas frescas e frutais vibrantes na saída. O corpo é enriquecido com floral feminino e opulento, personalizado pelo exclusivo extrato de Coffea Arábica, reconhecido pela sua qualidade. O fundo quente e sensual combina notas da flor do café com notas ambaradas e amadeiradas cremosas, mescladas com o caráter envolvente do musk e a doçura das notas de baunilha.
A fazenda Águas Claras, localizada em Itapira, interior de São Paulo, foi escolhida para ser a fornecedora do café da espécie Coffea Arábica, utilizada na fabricação dos novos perfumes. A cafeóloga Eliana Relvas prestou consultoria e forneceu estudos e pesquisas que viabilizaram a transformação dos grãos na fragrância. “A ideia de criar um perfume inspirado no café é sensacional. A bebida combina com aroma, pessoas, momentos de prazer e é uma paixão nacional, assim como perfume”, explica.
O Brasil é, atualmente, o maior produtor mundial de grãos de café (30%) e o segundo maior mercado mundial. Além de ser uma paixão nacional, a tradicional bebida está mais na moda do que nunca. Recentemente, as cafeterias “gourmets”, que servem cafés de altíssima qualidade, invadiram o País, associadas à onda de certificações (ambientais, orgânicas, de comércio justo) e intensificando o gosto pela bebida.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), no primeiro semestre de 2009 a Perfumaria registrou R$ 1,6 bilhão no mercado, crescimento de 19,1% (em receita) em relação ao primeiro semestre de 2008. Durante todo ano de 2008, a categoria representou R$ 3,2 bilhões, o que traduz 15% do mercado de Cosméticos, Higiene Pessoal e Perfumaria.