Evento celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e presta homenagem à II Marcha Nacional de Mulheres Negras com o tema “Por reparação e pelo bem viver”
A cidade de Campinas promove nesta quinta-feira, 20 de novembro, a 25ª edição da Marcha Zumbi dos Palmares, evento que integra o Mês da Consciência Negra e reforça a luta contra o racismo e pela valorização da cultura afro-brasileira.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
O movimento negro e antirracista de Campinas organiza a marcha, que conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A concentração será na Estação Cultura, a partir das 9h, e o percurso seguirá pelas ruas 13 de Maio, Conceição, Barão de Jaguara, General Osório, Avenida Anchieta, Rua Thomaz Alves e Avenida Francisco Glicério, com encerramento previsto às 13h no Largo do Rosário, no Centro.

O evento combina manifestações culturais, batuques e expressões da religiosidade de matriz africana, além de servir como ato de denúncia contra o racismo. Realizada pela primeira vez em 2000, a marcha de Campinas integrou o movimento nacional que culminou na criação da Lei nº 12.519, de 2011, instituindo o dia 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
O programa Campinas Antirracista coordena diversas ações municipais de promoção da igualdade racial e combate à intolerância, abrangendo educação, cultura, saúde, trabalho e direitos humanos, fortalecendo a valorização da população negra e de todas as identidades étnico-raciais.
Serviço:
- Data: 20 de novembro
- Horário: das 9h às 13h
- Local: Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro
- Entrada gratuita




