A edição 2014 do ranking do programa Município Verde Azul divulgado nesta quinta-feira, 11, manteve Campinas entre as 118 cidades reconhecidas no programa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
No Programa, os municípios são avaliados pelo desempenho em 10 áreas-chave: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Campinas caiu um ponto em relação ao ano passado, de 89,5 para 88,41 o que colocou a cidade na 46o posição no ranking, contra a 16o no ano anterior. O ponto perdido refere-se a alguns critérios que foram alterados nesse ciclo de programa e que incluiram alguns projetos de lei que não foram aprovados a tempo.
Importa destacar que os municípios melhores pontuados sao de menor porte em relacao a Campinas: “Nao creio que nenhum município desse porte sequer tenha sido certificado anteriormente” afirmou o Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.
“Além disso, Campinas foi a única cidade com mais de um milhão de habitantes certificada. Campinas e Guarulhos não pontuaram”, lembrou o secretário.
Uma avaliação sobre as notas por diretivas para saber exatamente onde Campinas não pontou deverá ser feita nos próximos dias. 118 cidades das 610 participantes da edição 2014 do Programa conseguiram nota superior a 80 e receberam o certificado de “Município Verde Azul”.
As dez primeiras colocadas foram Botucatu, Votuporanga, Santa Adelia, Cerquilho, Fernandópolis, Lençóis Paulista, Araraquara, Cajobi, Macedônia e Americana.





