
A Câmara Municipal de Campinas vai sediar um ato de lançamento da 1ª Marcha Nacional de Mulheres Negras no Brasil, Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver, dia 15 de setembro, às 19h. O ato é promovido pela Frente Regional de Luta Contra o Racismo e Formas Conexas de Intolerância de Campinas, com apoio do mandato do vereador Carlão do PT, que preside a Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara Municipal.
O evento em Campinas é aberto ao público e será no Plenarinho da Câmara, com entrada pela avenida Engenheiro Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta. “Temos que dar visibilidade a essa luta! Assim, esperamos contribuir com o combate à discriminação das mulheres, especialmente das negras, que são ainda mais atingidas”, considera o vereador Carlão. Além dele, mais de vinte grupos e coletivos da cidade apoiam o evento.
A Marcha das Mulheres Negras é uma iniciativa de articulação das mulheres negras brasileiras para denunciar as opressões seculares e visibilizar a luta dessas mulheres no Brasil por justiça social, econômica, cultural, ambiental e política. O objetivo da Marcha é pautar as conquistas e manter a luta contra o racismo, o sexismo e a violência. Segundo os organizadores, a proposta do ato em Campinas é contribuir com a formação de espaços comunitários que sirvam de referência para impulsionar esse processo e também socializar informações sobre a mobilização para o ato em Brasília (DF), dia 18 de novembro, no lançamento nacional da Marcha.