O Dia D contra a Covid em Campinas vacinou 22,8 mil pessoas até as 17h de sábado, 22 de maio, segundo balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. A estratégia é voltada para pessoas com problemas crônicos de saúde (comorbidades) e para motoristas de ônibus do transporte público.
No total, 26 mil pessoas fizeram agendamento para tomar a vacina no sábado. Para atender a este público, a Prefeitura abriu 60 Centros de Saúde, das 9h às 17h, e 5 Centros de Imunização, das 8h às 20h.
O prefeito Dário Saadi acompanhou a vacinação no Centro de Saúde Trancredo Neves, no Jardim Campos Elíseos, e no Centro de Imunização da Casa da Criança Paralítica, no Parque Itália. “O combate a pandemia é feito com trabalho e presença. Agradeço a dedicação dos profissionais de saúde”, disse.
A megaoperação envolveu 1 mil profissionais de saúde organizados em 240 equipes por todas as regiões da cidade. Além disso, guardas municipais atuaram no esquema de segurança durante o transporte das doses. E homens do Exército trabalharam em dez postos de vacinação na orientação das pessoas em relação às medidas sanitárias.
Apesar do sábado chuvoso, a população aproveitou a oportunidade e compareceu aos postos. O secretário municipal de Saúde, Lair Zambon, avalia que a estratégia foi muito além da expectativa. “Nós sabemos fazer campanha e vacinamos milhares num único dia. É importante que a vacina esteja acessível. A população aderiu e se mostrou muito satisfeita”, disse.
A Secretaria de Saúde de Campinas informa que aguarda o envio de mais doses pelo Estado, provavelmente já na segunda-feira, para reabrir vagas para as pessoas com doenças crônicas e para motoristas de ônibus; para ampliar a vacinação para os demais grupos já contemplados; e também para avançar com a vacinação para novos públicos.