Desfiles e apresentações acontecem já neste fim de semana e marcam o aquecimento para a folia de 2026
O Carnaval de rua já começou em Campinas e, a pouco mais de duas semanas da data oficial da festa, blocos carnavalescos passam a ocupar as ruas da cidade a partir deste fim de semana, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. As apresentações marcam o início da programação carnavalesca de 2026 e levam música e público para diferentes bairros do município.
Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Neste primeiro fim de semana de Carnaval, estão previstas nove ações com desfiles e apresentações em oito regiões da cidade. Quatro eventos acontecem no sábado (31) e outros cinco no domingo (1º), com atividades concentradas em áreas tradicionais da folia e também em bairros mais afastados da região central.

No sábado, os blocos ocupam ruas do Parque Prado, Cambuí, Centro e Vila Padre Anchieta. Já no domingo, as apresentações ocorrem no Centro, Botafogo, Taquaral, Barão Geraldo e Vila Industrial. A programação é diversificada e reúne blocos tradicionais, grupos independentes e novas iniciativas culturais que reforçam o caráter popular do Carnaval de rua campineiro.
O Carnaval de rua em Campinas vem crescendo nos últimos anos, com ampliação do número de blocos e descentralização dos eventos, levando a festa para diferentes regiões e públicos. A expectativa é de aumento no fluxo de foliões ao longo das próximas semanas, com novos desfiles programados até o período oficial do Carnaval.
Confira a programação:
– 31/01/2026 (sábado)
1) Grêmio Recreativo e Cultural Bloco Vô Jajá: 12h às 19h. Avenida Lux Aeterna, 383, Parque Prado. Concentração às 12h. Desfile de trio elétrico a partir das 12h30. Saída da avenida Washington Luiz, 2.700. Trajeto pelas avenidas Washington Luiz e Baden Powell, com bloqueio total de trechos das duas vias. Estimativa de público: 10 mil.
2) Bloco da Campineira – Bateria Campineira: 12h às 19h. Praça Carlos Gomes, Cambuí. Bloco fixo. Reserva de vagas em trecho da rua Boaventura do Amaral, entre as ruas Conceição e General Osório.
3) Bloco Rua – Unidos pela Música: 12h às 20h. Largo do Rosário, Centro. Bloco fixo. Reserva de vagas em trecho das vias Barão de Jaguara (entre Dr. Campos Sales e General Osório) e Francisco Glicério (entre General Osório e Dr. Campos Sales). Estimativa de público: 3 mil.
4) Grêmio Recreativo Cultural e Esportivo Bloco Vermelho: 14h às 18h. Praça Napoleão Laureano, Botafogo. Bloco Fixo. Bloqueio de trecho da rua Comendador Luiz José Pereira de Queiroz, entre as ruas Dr. Delphino Cintra e Júlio Frank de Arruda.
– 01/02/2026 (domingo)
1) Bloco Donatella: 10h às 18h. Rua Egas Muniz, 10, Taquaral. Bloco fixo. Bloqueio de trecho das vias Egas Muniz (entre Jorge de Figueiredo Corrêa e Soldado Percílio Neto) e Jorge de Figueiredo Corrêa (entre Soldado Percílio Neto e Fernão de Magalhães). Estimativa de público: 1,5 mil.
2) Bloco do Pagode: 12h às 22h. Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro. Bloco fixo na Estação Cultura.
3) Barão Folia: 14h às 22h. Rua Roxo Moreira, Barão Geraldo. Bloqueio de trecho da rua Roxo Moreira, entre a avenida Professor Atílio Martini e rua Tácito Monteiro de Carvalho e Silva. Estimativa de público: 500.
4) Grêmio Recreativo Escola de Samba Leões da Vila Padre Anchieta: 15h às 22h. Praça da Integração (avenida Papa João Paulo II), Vila Padre Anchieta. Concentração a partir das 14h30. Desfile a partir das 15h30, pela via São Cirilo, até a esquina com a rua Papa São Sergio I. Estimativa de público: 1 mil.
5) Sonhos em Movimento: 16h às 21h. Rua Maria Soares, Vila Industrial. Bloco fixo. Bloqueio de trecho da rua Maria Soares, entre as vias Sete de Setembro e Dr. Salles Oliveira.
Serviço
Carnaval de blocos em Campinas
Datas: sábado, 31 de janeiro, e domingo, 1º de fevereiro de 2026
Locais: Parque Prado, Cambuí, Centro, Botafogo, Taquaral, Barão Geraldo, Vila Padre Anchieta e Vila Industrial
Operação de trânsito: Emdec, com agentes da Mobilidade Urbana
Horários e detalhes dos blocos: variam conforme a programação de cada região




