Encontro à margem da cúpula da ASEAN sinaliza retomada de diálogo entre Brasil e Estados Unidos após tensão por tarifas e sanções
A Casa Branca divulgou neste domingo (26) uma foto do presidente Donald Trump ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cúpula da ASEAN, na Malásia, acompanhada da declaração de Trump: “Acho que conseguiremos fechar bons negócios para ambos os países”. A reunião marca o início de negociações para tratar das tarifas sobre produtos brasileiros e das sanções contra autoridades do Judiciário brasileiro.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
O encontro foi descrito como cordial pelos dois líderes. Trump reforçou que o relacionamento entre os países é positivo e demonstrou respeito ao presidente brasileiro, diferenciando este encontro de outros que tem tido com chefes de Estado. Lula classificou a reunião como “ótima” e anunciou que equipes técnicas iniciarão conversas imediatas para buscar soluções para os pontos de atrito comercial e diplomático.

Entre os temas centrais estão as tarifas de 50% aplicadas pelos EUA sobre exportações brasileiras e as sanções impostas ao ministro do STF Alexandre de Moraes e sua esposa. Para o Brasil, o diálogo representa uma oportunidade de reduzir impactos econômicos e de aliviar tensões institucionais.
Diplomatas avaliam que a iniciativa de Trump pode sinalizar uma mudança de postura em relação ao Brasil, com foco em fortalecer laços comerciais e estratégicos em meio à competição global de influências.
Ainda não foram divulgados detalhes sobre cronograma ou setores prioritários das negociações, mas o Palácio do Planalto e a Casa Branca reforçam que o diálogo será contínuo. O avanço dependerá da execução prática dos acordos comerciais e da revisão das medidas punitivas, com impacto direto sobre exportadores e relações bilaterais.




