
Moradores que, recentemente, visitaram o cemitério, localizado na Vila Santana em Sousas, se assustaram ao se deparar com o estado dos túmulos e tamanho da vegetação que se acumulava entre os terrenos das lápides. Segundo a aposentada Dolores Souza (61), havia muita sujeira, pedaços de troncos e mato muito alto.
Em nota os Serviços Técnicos Gerais (SETEC), informou que os reeducandos são os responsáveis pelo trabalho de poda e limpeza do local e, que por conta do indulto de fim de ano, eles acabaram ficando 15 dias sem trabalhar, fato que pode ter agravado o problema. Somado a isso, as constantes chuvas das últimas semanas também contribuíram com a vegetação a crescer mais rápido. No entanto, após ser notificado do problema, um trabalho de força tarefa foi realizado no local para normalizar a situação do mato alto e do entulho que estava acumulado. A manutenção das áreas comuns dos cemitérios é feita diariamente.
Já em relação ao estado dos túmulos, a SETEC informou que por serem de propriedade particular são os donos dos terrenos que devem fazer a supervisão das lápides e caso necessário, devem informar ao plano funerário a necessidade de reparos. No entanto, as famílias que possuem as lápides com maiores problemas já foram notificadas sobre o assunto.




