
Para atender os cerca de 125 mil visitantes esperados nos cemitérios públicos de Campinas neste Finados (2 de novembro, quarta-feira), a Serviços Técnicos Gerais (Setec) montou um esquema especial que prevê reforço na segurança, transporte para idosos e pessoas com mobilidade reduzida e serviços religiosos. Os três cemitérios administrados pela autarquia (Saudades, Nossa Senhora da Conceição ou Amarais e de Sousas) estarão abertos ao público das 7h às 19h.
A estimativa de público é baseada no movimento verificado nos três anos anteriores. O cemitério mais visitado é o dos Amarais (cerca de 65 mil pessoas), seguido pelo da Saudade (50 mil) e o de Sousas (10 mil).
Diante do grande número de visitantes, haverá apoio de outros órgãos públicos, como a Secretaria de Saúde, que manterá ambulância de prontidão pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Por causa do calor, a recomendação é que as visitas sejam agendadas para os períodos de menor intensidade solar, no início da manhã ou final da tarde.
A segurança será garantida por rondas de guardas municipais e policiais militares. Mesmo assim, a Setec orienta os visitantes a não portar de forma ostensiva pertences pessoais de valor.
Agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vão orientar o trânsito nas imediações.
Idosos e pessoas com mobilidade reduzida poderão dispor de transporte por carrinhos elétricos para a visitação aos túmulos de familiares. Também serão oferecidos banheiros químicos.
Haverá ainda haverá reforço na equipe administrativa da Setec para prestar informações aos visitantes.
Funcionários da autarquia se preocupam em orientar os frequentadores quanto à prevenção contra a dengue, evitando, por exemplo, o excesso de recipientes com água.
Nos três cemitérios estão programadas missas católicas: Amarais, às 7h, 8h30, 10h30, 14h e 16h; Saudade, às 7h, 8h30; 10h30; 14h e 16h; Sousas às 9h e 10h. Igrejas evangélicas também costumam se fazer presentes nos locais, distribuindo folhetos religiosos e conversando com as pessoas.
Saudade
Entre as cerca de 30 mil sepulturas que existem no Cemitério da Saudade, algumas são de personalidades históricas de Campinas, como Francisco Glicério Cerqueira Leite, Hércules Florence, Barão Geraldo de Resende, Castro Mendes e Mário Gatti.
Os túmulos mais visitados daquele cemitério são o de Maria Jandira, que recebe visitas de pessoas com problemas matrimoniais, e o de Dr. Vieira Bueno, visitado por pessoas gratas por graças alcançadas, além dos “Três Anjinhos”, crianças que morreram durante um incêndio na fazenda onde moravam.
Também atrai um número grande de pessoas o túmulo de Toninho Escravo, escravo de confiança do Barão Geraldo de Resende, considerado uma pessoa muito boa para com todos da colônia. Em seu falecimento, o Barão adquiriu um terreno no Cemitério da Saudade para sepultá-lo, e quando morreu, a família do Barão quis também sepultá-lo próximo ao seu homem de confiança.




