O Centro Cultural Vicente Musselli, em Valinhos, está se preparando para retomar suas atividades com uma nova organização estrutural e um cronograma definido para o início das aulas. A partir do dia 10 de março, será realizada a semana de acolhimento para os alunos que estão ingressando nos cursos pela primeira vez. Já no dia 17 de março, as aulas terão início para todos os matriculados.
A novidade deste ano é a divisão das atividades entre dois prédios. No prédio da Rua José Milani, onde funcionava o Fundo Social de Solidariedade, serão ministradas as aulas de teatro, música e capoeira, sob a coordenação de David Augusto de Oliveira. Já no prédio da Avenida Joaquim Alves Corrêa, serão oferecidas as aulas de dança e artesanato, sob a coordenação de Carlos André dos Reis.
Estrutura dos prédios
David Augusto de Oliveira, coordenador dos cursos de teatro, música e capoeira, destacou que o prédio da Rua José Milani está passando pela fase final das adequações para melhor atender os alunos. “O prédio da José Milani é antigo e ainda está em processo de pintura, pequenas reformas e reparos. Estamos trabalhando para otimizar o espaço e oferecer mais salas de aula, o que permitirá atender mais alunos e ter mais professores disponíveis simultaneamente”, explicou.
Já no prédio da Avenida Joaquim Alves Corrêa, as salas já estão prontas para receber os alunos. “Tivemos algumas manutenções e agora temos uma sala a mais de dança, o que nos permite aumentar a demanda de atendimento”, afirmou Carlos André dos Reis.
Sucesso total nas inscrições
Durante a semana em que foram captadas as inscrições online, a Secretaria de Cultura e Turismo recebeu mais de 7 mil formulários entre aqueles que conseguiram as vagas e aqueles que se cadastraram para as listas de interesse. “Esse ano, com a gestão do prefeito Franklin, foi a primeira normativa de inscrição que foi realizada de modo 100% transparente com o cidadão. Quando o sistema acusou o encerramento das vagas a pessoa era direcionada imediatamente para o cadastro na lista de interesse”, explicou David.
Cronograma de atividades
Justamente para garantir a transparência no processo é que a semana de acolhimento, que começa no dia 10 de março, será dedicada aos novos alunos, que poderão conhecer o espaço, os professores e receber orientações sobre os cursos. “Essa semana é mandatória para os novos alunos. Eles precisam comparecer para confirmar a vaga e receber as informações necessárias”, ressaltou David. Já para os alunos que já estão matriculados de anos anteriores, as aulas começam efetivamente no dia 17 de março. “Essa semana de acolhimento também será importante para nós, coordenadores, para mapear as inscrições e ajustar as turmas”, completou.
Aumento de vagas e listas de interesse
Com a nova estrutura, o Centro Cultural conseguiu ampliar o número de vagas oferecidas. “No prédio da José Milani, com a conclusão das obras, agora temos mais salas de aula, o que nos permite ofertar mais vagas e atender melhor a demanda”, explicou David. Além disso, foi implementada uma lista de interesse, que permite captar o público interessado em determinados cursos e faixas etárias, facilitando o remanejamento de vagas e a oferta de novas turmas.
Na área de música, o Centro Cultural está oferecendo, a partir deste ano, uma nova atividade. Trata-se da prática de conjunto. “Essa atividade é destinada para o aluno que já toca e se interessa em para participar de uma prática em conjunto, para tocar com outras pessoas, ter oportunidade de fazer música fora da casa dele, fora do ambiente recluso”, explica David.
Orientações para os novos alunos
Para os alunos que estão ingressando pela primeira vez, é importante comparecer na semana de acolhimento com os materiais necessários. No caso das aulas de música, por exemplo, é imprescindível que o aluno traga seu instrumento. Já para as aulas de dança, é recomendado que os alunos usem roupas confortáveis e estejam preparados para atividades de alongamento. Orientações sobre uniforme, calçado e materiais de apoio serão oferecidas especificamente pelos professores.
Com a retomada das atividades, o Centro Cultural Vicente Musselli reforça seu compromisso de oferecer cultura e arte de forma acessível à população de Valinhos, promovendo a inclusão e o desenvolvimento cultural da comunidade.