Já foram registrados 10 casos suspeitos nesse ano
O Centro de Saúde de Sousas se prepara para mais um combate a dengue, só nesse ano já foram registrados 10 pessoas com suspeita da doença no distrito, sendo duas delas em loteamentos fechados.
Segunda a coordenadora do Centro de Saúde de Sousas, Nicole Montegro, os casos confirmados foram no Jardim Botânico, Saint Helene, Vila Santana, Jardim Conceição e Coahb. “Estamos nos preparando para um anova epidemia, temos 12 agentes do centro para cuidar apenas da dengue. Temo que esse ano seja pior do que o ano passado, pois é a primeira vez que é registrado um caso em janeiro, ano passado não tinha. Se as pessoas não mudarem seus hábitos de vida não tem como combater a dengue”, afirma Nicole.
Uma outra preocupação da coordenadora é a ausência de médicos que piora a agilidade no atendimento. “Os médicos do Programa Mais Médicos tiram férias em março, todo de uma vez, isso faz com que o atendimento fique mais demorado, comprometendo a qualidade de serviço do Centro de Saúde”, conclui.
Prevenção deve ser contínua
Segundo o médico sanitarista do Devisa, André Ribas Freitas, a medida mais eficaz no combate à dengue é a eliminação dos objetos que acumulam água, que podem servir de criadouros para o mosquito transmissor.
“É imprescindível que a comunidade tenha esta compreensão. O poder público precisa e está fazendo sua parte na limpeza e organização da cidade e nas ações mais específicas de controle da doença. Mas cada um tem que ser responsável e cuidar do seu quintal, da sua rua, do seu bairro, da cidade. O combate à dengue exige o envolvimento da população. É necessário um trabalho conjunto e diário”, diz o médico.
Campinas registrou 211 casos de dengue em 2015.