21.9 C
Campinas
quarta-feira, março 25, 2026
spot_img

Chuvas colocam Campinas em Estado de Atenção nesta quarta, 4

Data:

 

Índice pluviométrico nas últimas 72 horas chegou em 98,9 milímetros na manhã de hoje

 

 

Campinas voltou ao Estado de Atenção na manhã desta quarta-feira, 4 de janeiro, pelo excesso de chuva registrado nas últimas horas (ontem a cidade estava em estado de observação). O índice pluviométrico (que mede chuvas acumuladas) nas últimas 72 horas chegou em 98,9 milímetros na manhã de hoje.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Sidnei Furtado, quando o índice ultrapassa os 80 milímetros acumulados já é considerado Estado de Atenção, pois aumenta muito o risco de alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos, desabamentos e quedas de muros. A Defesa Civil intensifica as vistorias preventivas em locais considerados de risco.

A saturação do solo pelo grande volume de água acumulada amplia os riscos de deslizamento de terras e desabamento de imóveis. Por isso, podem também ser realizadas interdições preventivas em decorrência das vistorias preventivas das equipes da Defesa Civil.

O Plano de Contingência trabalha com quatro níveis de alerta e cada um deles desencadeia uma ação específica. São os seguintes: nível 1 – Estado de Observação, quando chove até 80 milímetros (mm), e há um acompanhamento dos índices pluviométricos; nível 2 – Estado de Atenção, quando o índice pluviométrico fica acima de 80,1 mm e são realizadas vistorias de campo em áreas de risco; nível 3 – Estado de Alerta, com remoção preventiva da população das áreas de risco iminente indicadas pelas vistorias; nível 4 – Estado de Alerta Máximo, deflagra a remoção de toda a população que mora em áreas de risco.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

TJ libera contratação de assessores e reverte decisão contra Câmara de Campinas

Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo suspende...

Homem é preso após furtar escola e ser contido por moradores

Suspeito de 24 anos confessou o crime após ser...

Casal é executado a tiros dentro de apartamento em Campinas

Elaine de Santi Cardoso e Jesse Ferreira da Silva...

Carreta pega fogo na Anhanguera e provoca 10 km de congestionamento em Campinas

Incêndio interditou totalmente pista no sentido Sul; não houve...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade