A Cia Finibus de Teatro está em temporada de reestreia do espetáculo “Fragmentos de um Último Inquérito” e terá uma apresentação no dia 09 de julho, em Campinas, no Centro Cultural Casarão. Com direção e dramaturgia de André Albino, o espetáculo é baseado nos contos góticos do escritor americano Edgar Allan Poe. A peça que teve a sua estreia em 2017 foi premiada pelo Festival Nacional de Artes da Estância de Tupã como Melhor Espetáculo. Além disso, recebeu outros prêmios como Melhor Atriz para Patrícia Claro; Melhor Cenografia (Fernanda Zancopé, João Nalão e André Almeida Albino); Melhor Iluminação para Tiago de Luca; Melhor Figurino (Carmen Ribeiro e João Nalão); e as indicações para Melhor Diretor e Melhor Ator.
Segundo o diretor André Albino “A retomada do espetáculo tem sido um processo bem intenso para o grupo. Foi uma oportunidade de repensar a montagem, buscando uma coerência maior com os elementos presentes nos contos de Edgar Allan Poe, que são a base para o texto. A interrupção da circulação do espetáculo pela pandemia acabou permitindo um distanciamento, para, agora, olharmos esse trabalho com outros olhos, mais atentos a alguns detalhes que não tínhamos observado antes. Estamos bastante ansiosos para essa reestreia. Esperamos muito por isso”.
A apresentação acontecerá apenas no domingo, dia 09 de julho às 19h no Centro Cultural Casarão em Campinas e os ingressos serão no chapéu. A retirada do ingresso começa 1h antes da peça começar no local do evento.
SINOPSE:
Em meio a fragmentos de crimes, manias e fenômenos inexplicáveis, um detetive procura pistas de sua própria lucidez. O espetáculo põe Dupin frente a frente com os mistérios com que se tecem outras narrativas do autor, num jogo em que seu cálculo racional será constantemente assombrado pelas diversas faces da loucura. A trama se desenvolve através de alguns dos mais famosos contos do autor: Barril de Amontillado, Coração Delator, Morella, Manuscrito encontrado numa garrafa, Os Assassinatos da Rua Morgue, O Gato Preto, A Queda da Casa Usher; além do poema O Corvo. Todos eles amarrados pela trajetória de Dupin, detetive dos Assassinatos da Rua Morgue, em sua busca por desvendar os mecanismos da loucura.
SERVIÇO:
Espetáculo: Fragmentos de um Último Inquérito
Faixa Etária: juvenil e adulto (12 anos)
Classificação: Suspense
Duração: 75 minutos
Dias: 09 de julho (domingo) às 19h
Local: Centro Cultural Casarão – Rua Aracy de Almeida Câmara, S/N, Terras do Barão (em frente ao bairro Vila Holândia). Distrito de Barão Geraldo (aprox. 1,5 km após a placa “Km 15” da Estrada da Rhodia).
FICHA TÉCNICA:
Texto – André Albino
Direção – André Albino
Figurinos e adereços – Carmem Ribeiro e João Nalão
Sonoplastia – Patrícia Claro e André Albino
Iluminação – Tiago de Luca
Cenografia – Fernanda Zancopé e André Albino
Maquiagem – Kamila Lopes e Renata Calixto
Produção – Cia. Finibus de Teatro
Direção de Produção – Éverton Gatti