31.9 C
Campinas
segunda-feira, março 16, 2026
spot_img

Cinesolar exibe programação de cinema movido a energia solar em Monte Alegre do Sul 

Data:

Programação traz cinco curtas-metragens com temática sobre meio ambiente para a família e uma sessão do filme “Guerra, Café e Polenta”, rodado na região

 

 

O Cinesolar, primeiro cinema itinerante brasileiro que funciona com energia solar, abre a sua programação de outubro em Monte Alegre do Sul, na região paulista do Circuito das Águas. Por lá, serão exibidos gratuitamente cinco curtas-metragens, sobre meio ambiente e sustentabilidade, no próximo sábado (02), a partir das 19h.

Destinados a toda a família, os filmes exibidos são: “Nimbus, O Caçador de Nuvens”, “Aurora – A Rua Que Queria Ser Rio”, “Clandestino”, “Guri” e “As Aventuras de Pety”.  O evento seguirá rígidos protocolos de segurança, com disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras; o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição dos filmes.

A programação conta ainda com a exibição do filme “Guerra, Café e Polenta”, curta-metragem dirigido por Ton Crivelaro e rodado em Monte Alegre do Sul. A produção é ambientada em 1945 numa fazenda no interior de São Paulo e  conta uma das lendas sobre uma possível fuga e morte de Hitler no Brasil.

“Preparamos uma programação super especial para toda a família. Serão muitos minutos de diversão e reflexões sobre assuntos de extrema relevância para a preservação do nosso planeta”, afirma Cynthia Alario, sócia da Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar.

A exibição do Cinesolar em Monte Alegre do Sul é viabilizada por meio do ProAC Lab, com apoio da prefeitura de Monte Alegre do Sul, Consórcio Circuito das Águas Paulista e Erika Rodrigues com realização da Brazucah Produções, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 

Confira mais informações sobre os curtas-metragens que serão exibidos:

Filme: Nimbus, O caçador de Nuvens

Direção: Marco Nick

Duração: 15 minutos

Sinopse: Durante uma tempestade, Nimbus se aventura pela floresta para capturar nuvens imensas e furiosas.

 

Filme: Aurora – A Rua que queria ser rio

Direção: Radhi Meron,

Duração: 10 minutos

Sinopse: Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva solitário, ela relembra sua trajetória e sonha com o futuro e se pergunta: é possível uma rua morrer?

 

Filme: Clandestino

Direção: Baruch Blumberg

Duração: 24 minutos

Sinopse: Tereza é uma garota comum, com uma imaginação nada comum. No caminho para encontrar sua mãe e entregar uma encomenda muito preciosa, sua imaginação corre livre pelas paisagens do interior, enquanto ela vai viver aventuras ao lado de sua avó.

 

Filme: Guri

Direção: Adriano Monteiro

Duração: 12 minutos

Sinopse: Victor é um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de Bolinha de Gude do seu bairro.

 

Filme:  As Aventuras de Pety

Direção: Anahi Borges

Duração: 14 minutos

Sinopse: O filme tem início quando, no céu de Tutameia, surge um lindo e majestoso arco-íris. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro e descobrem que o verdadeiro tesouro pode estar muito mais próximo do que se imagina

 

Filme: Guerra, Café e Polenta

Direção: Ton Crivelaro

Duração: 25 minutos

Sinopse: 1945, meses depois da invasão da Normandia pelos aliados, dando um basta nas pretensões de Hitler, uma fazenda no interior de São Paulo é o cenário para o filme que conta uma das lendas sobre uma possível fuga e morte do Fuhrer no Brasil.

 

Sobre o Cinesolar:

Lançado em 2013, o CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.

Ao todo, o CINESOLAR já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

O CINESOLAR conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas  Sices Solar,  Biowash, Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).

 

Serviço:

O quê?  Cinesolar em Monte Alegre do Sul

  • Programação: Sessões de curtas-metragens com temática ambiental e infantil e do filme local “Gerra, Café e Polenta”, de Ton Crivelaro.
  • Endereço: Cidade das Artes – Avenida João Girardelli, S/N.
  • Quando: 02 de outubro, a partir das 19h.
  • Informações à imprensa:
  • Cristiano Filiciano – assessoria@brazucah.com.br – (11) 95605-9584

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Apesar de não levar a estatueta, “O Agente Secreto” sai vitorioso do Oscar 2026 com quatro indicações

Filme brasileiro disputou quatro categorias na premiação, mas estatuetas...

Marcel Powell apresenta “Só Baden” em Campinas com clássicos eternizados por Baden Powell

Show intimista acontece neste sábado na Rabeca Cultural, em...

Espetáculo “Terras do Oriente” leva o universo de O Corsário ao CEU Thaís Fernanda Ribeiro nesta sexta em Campinas

Apresentação gratuita une balé clássico e influências do Oriente...

Robertinho Silva revisita 60 anos de carreira em noite histórica na Rabeca Cultural, em Campinas

Show reúne convidados e percorre clássicos da música brasileira...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade