Os EUA é o segundo maior parceiro comercial do país e principal destino das exportações de produtos industrializados brasileiros. Foto Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Washington, nesta quinta-feira (9), para a primeira reunião novo mandato com o presidente americano Joe Biden. O encontro é considerado estratégico para a retomada das relações diplomáticas entre Brasil e EUA.
Entre os temas que serão discutidos no encontro entre os dois líderes, programado para ocorrer na sexta-feira (10), estão meio ambiente, em especial as metas de compromissos climáticos e a transição energética, combate à fome, além de outros temas ligados aos direitos humanos, como direitos dos povos indígenas, combate ao racismo, a integração de cerca de dois milhões de brasileiros que vivem nos EUA e o combate às fake news.
“Queremos construir relações de parceria e crescimento entre nossos países, pelo desenvolvimento da nossa região, debater ações pela paz no mundo e contra as fake news”, afirmou Lula, antes de embarcar, pelo twitter.
Após a reunião que deverá ter a duração de duas horas, Lula e Biden participarão de uma coletiva de imprensa para tratar dos principais assuntos discutidos pelos dois líderes. A agenda de Lula inclui ainda encontros com o senador Bernie Sanders, na Blair House, além de outros parlamentares do partido Democrata, no mesmo local. Há, ainda, uma reunião prevista com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO).
Na comitiva presidencial estão os os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Anielle Franco (Igualdade Racial), o Assessor Especial embaixador Celso Amorim, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio, Marcio Elias Rosa, e o senador Jaques Wagner. A comitiva será recebida por Biden, na Casa Branca, também na sexta-feira.
Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do país e principal destino das exportações de produtos industrializados brasileiros.
Da Redação do PT, com site da Presidência da República