
Emenda parlamentar federal vai custear valor total da obra de R$ 1,9 milhões.
O subprefeito Pedro de Oliveira desde que assumiu o cargo vem buscando Parcerias Públicas Privadas (PPP) e apoio junto a Prefeitura de Campinas, assim como, deputados federais, eleitos por Campinas.
Recentemente, Pedro esteve em Brasília, a convite do deputado federal Jonas Donizetti (PSB). Na pauta, – conhecer o parlamento e apresentar algumas propostas de melhorias de infraestrutura para o Distrito de Sousas.
Para viabilizar esse projeto, o subprefeito já se reuniu, em agosto de 2021, com prefeito Dário Saadi (REPUBLICANOS), e o vereador Paulo Haddad (Cidadania). Juntos apresentaram um requerimento de recape da Av. Garnero. E no ano passado, o subprefeito conversou também com o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB), solicitando o recape para aquela região.
Desde que foi construída, por volta de 1987, a principal avenida que dá acesso aos condomínios Jatibaia, Parque Jatibaia, Quinta de Jales e o San Conrado, não recebe melhorias no asfalto. O último recape foi em 2003, pelo ex-presidente do San Conrado, Sebá Torres.
Agora nessa semana, (12), o subprefeito recebeu a visita do deputado federal, Carlos Sampaio anunciando o início das obras para setembro deste ano.
“A Av. Mário Garnero é uma das principais vias da nossa região com a circulação de milhares de carros diariamente. Fizemos muitas operações tapa-buraco, mas ela ainda precisa de melhorias, então, essa obra será muito importante para o nosso distrito, sem dúvida alguma, uma das mais marcantes dos últimos tempos”, ressalta o subprefeito Pedro Oliveira.
Segundo o deputado, a obra é fundamental para a região, principalmente para os moradores do San Conrado. “A solicitação feita pelo subprefeito Pedro, no final do ano passado, já está em andamento dentro da Secretaria de Infraestrutura. A participação efetiva do subprefeito que, a todo o momento, estava ali cobrando uma resposta positiva do governo federal, Pedro já pode comemorar a obra”, conta o deputado.
De acordo com Sampaio foi uma correria para protocolar o pedido antes da virada do governo. “Conseguimos protocolar o pedido, no dia 30 de dezembro, senão teríamos que começar tudo do zero. Foi uma luta insana, mas conseguimos”, finaliza.
Participaram da reunião na subprefeitura, o vereador Paulo Haddad (Cidadania), que acompanha o protocolo desde 2021 e a vereadora Debora Palermo (PSC).
“Estive com o subprefeito Pedro no gabinete do Dario Saadi, em agosto de 2021. Nessa reunião entregamos um requerimento de recape de toda a extensão da Avenida Mário Garnero; uma demanda antiga dos moradores daquela região e do San Conrado. Tivemos essa tratativa com a possibilidade do projeto receber verbas do governo federal, através da Caixa Econômica Federal e agora vem contemplar com as verbas do deputado Carlos Sampaio”, conta Haddad.
“O recapeamento da avenida Mário Garnero é uma reivindicação antiga da população e que agora vai sair e beneficiar os moradores de Sousas. Agradeço a todos que também trabalharam muito por esta importante conquista para o nosso distrito”, diz a vereadora Débora.
As indicações parlamentares são propostas de transferências de recursos, mediante convênios a serem celebrados entre o Poder Executivo e o Município.
Orçado em R$ 1,9 milhões de reais, a verba chega através de uma indicação de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Sampaio (PSDB), protocolada no Ministério e Desenvolvimento Regional.
Os documentos já foram encaminhados a Secretaria de Infraestrutura para dar início a elaboração do projeto,. Assim que o projeto estiver pronto será entregue à Caixa Econômica Federal, que em seguida libera o dinheiro. A previsão de início da obra é para setembro desse ano.
“Agradeço o empenho do secretario de Infraestrutura, Carlos Barreiro que já orçou a obra e anunciou que no mês de setembro apresenta o projeto para a Caixa Econômica Federal para liberação do recurso. Possivelmente poderá ter uma contrapartida do município”, complementa o deputado.
O deputado Carlos Sampaio já trouxe para a região dos distritos, o recape da Rodovia SP-81 e a construção da nova ponte que dá acesso a Rodovia D. Pedro.
Em nota a Prefeitura informou que o projeto de recapeamento já está em desenvolvimento na Secretaria de Infraestrutura.




