População-alvo deve ficar atenta ao período de vacinação
Começou a maratona de vacinação contra a gripe A (H1N1). A Secretária da Saúde do estado de São Paulo pretende vacinar cerca de 1,86 milhão de pessoas na Região de Campinas. Em todo estado pretende-se imunizar aproximadamente 20 milhões de pessoas.
Durante a primeira etapa da campanha serão vacinados, em todo o estado, profissionais da área da saúde e moradores de aldeias indígenas, até o dia 19.
Os profissionais de saúde a serem vacinados são aqueles que trabalham em serviços de saúde, envolvidos diretamente na resposta à pandemia. Seguindo as diretrizes do Ministério, deverão receber a vacina médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam em investigação epidemiológica.
A Secretaria irá encaminhar as doses aos municípios, que ficarão encarregados de organizar a campanha localmente. Já a imunização da população indígena será feita diretamente nas aldeias, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).
No Centro de Saúde de Joaquim Egídio a vacinação ocorrerá, de segunda a sexta- feira, entre às sete e meia da manhã e às dezoito horas. Segundo o Centro de Saúde, a primeira etapa será “pequena”, devido à pouca quantidade de profissionais de saúde na região.
Etapas
A segunda fase da vacinação contra a nova gripe, que começa em 22 de março, incluirá as gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade, além disso, os portadores de doenças crônicas, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros, também deverão ser imunizados. Essas pessoas deverão passar antes por uma avaliação médica. Em Joaquim Egídio, as pessoas cadastradas com as doenças poderão ser convocadas para essa etapa.
As gestantes poderão ser vacinadas entre 22 de março e 21 de maio. Já a vacinação para crianças de seis meses a dois anos e para os portadores de doenças crônicas terminará em duas de abril. A gestante Catiane Cristina de Oliveira, moradora de Sousas, achou interessante que é dada prioridade para as grávidas e disse que pretende tomar a vacina o quanto antes.
Na terceira etapa da campanha, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população paulista de 20 a 29 anos de idade. E de 24 de abril a sete de maio, quarta etapa da vacinação, receberão a vacina contra a gripe os idosos com 60 anos ou mais que sejam portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal).
Na última etapa, de 10 a 21 de maio, a população-alvo será os adultos com idades entre 30 e 39 anos.
Segundo o Centro de Saúde de Joaquim Egídio, as etapas das vacinações serão prioridade e não será dada a vacina fora das respectivas datas.