
Na madrugada do dia 31 de dezembro, um comerciante do Empório Central Pedroso, suspostamente executou uma poda irregular de três arbustos, do tipo murta simples, localizados na Rua José Pedroso, no centro de Sousas. Os moradores da região ficaram revoltados com a poda dos arbustos. O comerciante recebeu um auto de infração da Secretária Municipal de infraestrutura e tem prazo de 15 dias para recorrer da decisão.
Em nota a assessoria de imprensa do DPJ informou que a multa para corte irregular de árvores varia conforme idade, tamanho e estrago causado. Essa avaliação é feita pela equipe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ). No caso das árvores de Sousas, o valor da multa das três árvores foi em torno de R$ 1500,00. Nesses casos, o replantio é feito pelo DPJ.
O Departamento de Parques e Jardins (DPJ) esteve no local, na manhã do dia 15 para a retirada das raízes e o replantio de três espécies de Ipês. Mas, de acordo com a agrônoma Claudia Esmeriz, os Ipês são considerados espécies de grande porte e inapropriados para o local, pois as calçadas são estreitas. Os Ipês podem atingir até 30 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro. Claudia menciona, que as Murtas plantadas há mais de 20 anos na Praça já faziam parte do projeto paisagístico do local. “As murtas crescem apenas 3 metros de altura e podem ser podada nas laterais”, conclui Claudia.
Na semana seguinte outro comerciante na região central cortou uma murta em frente ao seu estabelecimento. Ele alegou que fez uma poda. O comerciante também será multado




