18.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Comunidade de Sousas pede que Jonas reabra biblioteca

Data:

Faixa colocada pelos moradores na ponte Beira Rio
Faixa colocada pelos moradores na ponte Beira Rio

A comunidade do distrito de Sousas, protocolou na Prefeitura de Campinas um abaixo assinado contendo  mais de 1.100 assinaturas pedindo a reabertura da Biblioteca ‘Guilherme de Almeida’ que funcionava na Rua Cabo Oscar Rossin, 63, neste distrito. Cartazes também foram afixados em vários pontos de Sousas solicitando ao prefeito Jonas Donizetti (PPS)  “a devolução de nossa biblioteca” e uma resposta para a questão já que usuários estão sem opção para leitura e pesquisa.

A biblioteca foi fechada em dezembro, portanto mais de seis meses quando interrompeu suas atividades, afetando a visitação de usuários em busca jornais, revistas, livros e outras publicações para pesquisa. A justificativa naquela oportunidade para o seu fechamento é que a administração estava negociando um novo contrato de aluguel.

O local foi fechado praticamente sem aviso prévio no final do no em época de festividades natalinas e férias escolares. A biblioteca recebia cerca de 300 visitantes por mês.

Além disso, a Biblioteca dispõe de  acervo único recolhido entre seus moradores bem como originais como fotos, objetos e publicações que contam a história de Sousas. Todo esse material continua fechado e longe dos olhos da comunidade e com destino incerto.

As assinaturas para o abaixo assinado foram reunidas em poucos dias entre os moradores em áreas de grande circulação, feiras livre e de artesanato, portas de supermercado, bancos, festa em escolas, frequentadores em igreja, por exemplo.

Segundo os frequentadores, a Biblioteca ocupava um espaço muito bom já que comportava estacionamento em frente, entrada adaptada para cadeirante e a rua silenciosa pois tinha com pouco movimento de trafego de veículo.

Os estudantes Sergio Prohny Filho, Vitoria Emanuelle, Jaqueline Rodrigues e Isabella Caetano, disseram que frequentavam pouco a biblioteca mas todas as vezes que procuram o espaço para pesquisa tiveram sucesso.

“As pessoas de lá eram educados e ajudavam a encontrar o que a gente queria”, disse Jaqueline. Para a estudante, é importante uma biblioteca no distrito já que a outra esta localizada atrás do Paço Municipal, no centro da cidade.

 

 

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. A biblioteca de Sousas foi fundamental na minha formação pessoal, ao disponibilizar livros, jornais e revistas de maneira gratuita, e por isso me tornei um leitor contumaz. Adoro ler e isso é uma aquisição para a vida toda. É uma ótima alternativa àqueles momentos em que a TV está um porre, portanto, é um mecanismo de libertação da dependência da escolha de outros para aquilo que vou ver… O acervo da nossa biblioteca era excelente e é uma pena que não mais a tenhamos à disposição. Acho lamentável o descaso com que a prefeitura vem tratando o caso, e as pessoas que vivem em nosso distrito deveriam lutar para não perdermos a Biblioteca Guilherme de Almeida. Mesmo para aqueles que não gostam de ler ela é importante, pois um filho, um neto, um irmão podem necessitar consultar alguns livros que lá estão disponíveis. Usar bibliotecas é hábito de pessoas desenvolvidas e cultas… Não vamos nos acomodar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Entorno do Terminal BRT Santa Lúcia recebe novos semáforos e travessias de pedestres

Equipamentos entram em operação na sexta-feira, 20 de setembro,...

Transporte Público: linha 240 será reforçada e terá novos horários, a partir de quinta, 19/09

A linha 240 (Jardim Garcia/Shopping Dom Pedro) terá reforço na frota e novos...

CPAT faz seleção para 180 vagas de emprego em novos restaurantes nesta terça, 17

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas...

Mais um dia de combate ao fogo em Sousas e Joaquim Egídio pelos Bombeiros

A Prefeitura de Campinas apoiou o Corpo de Bombeiros...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363