30.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Conheça os vencedores do I Festival da Canção da Unicamp

Data:

“Adeus, poeta”, da banda Saudosa Clotilde; “Me tema”, de Bárbara Malavoglia; “Som distante”, de Helena Porto e Banda; “Também”, de Marcelo Segreto; e “Vida de duas lembranças”, de Marcílio Menezes foram as cinco músicas vencedoras do I Festival da Canção da Unicamp, que premiou, ainda, Beatriz Mentone, como a melhor intérprete do evento, com a música “Também”, de autoria de Marcelo Segreto, da Filarmônica de Pasárgada.

Os cinco compositores das melhores canções e a melhor intérprete receberão um DVD, com reprodução de 3 mil cópias, contendo um registro de suas apresentações e outros momentos captados ao vivo durante o Festival. O evento foi realizado pelo Instituto de Artes da Unicamp em parceria com a Track&Marketing e com a Spielkamp Consultoria, com patrocínio da Usina Colombo – Açúcar Caravelas. Os vencedores foram anunciados na noite de sexta-feira. Ainda não foi definida a data da entrega dos prêmios.

O Festival foi realizado em duas etapas: em meados de outubro, com debates e palestras com os organizadores dos principais festivais da música popular brasileira e nos dias 1, 2 e 3 de dezembro com a apresentação de 24 canções selecionadas pela comissão organizadora do evento. No total, foram 59 inscrições de músicas dos mais diferentes ritmos e gêneros.

O júri foi formado por músicos, jornalistas e críticos especializados em música popular brasileira: o jornalista Bruno Ribeiro; o maestro Carlos Lima, o compositor e orientador musical Marcelo Onofri; o produtor musical Lenir Boldrin e o músico e compositor Ricardo Botter Maio.

Os critérios de avaliação foram a originalidade, o arranjo e a compatibilização entre letra e melodia. Já os intérpretes foram analisados quanto à performance, gesto interpretativo e afinação.

 

Apresentações

A música “Adeus, poeta”, interpretada pela banda Saudosa Clotilde, de Campinas, foi composta por Rodolfo Gomes da Silva. A banda é formada por Pedro Linhares Rossi (violão de seis cordas), Leandro Ramos Pereira (percussão geral), Paulo Henrique Lixa (surdo) e Marcelo da Silveira Campos (pandeiro).

“Me tema”, composta e interpretada por Bárbara Malavoglia, também de Campinas, teve o acompanhamento de Tomás de Souza no teclado. “Som distante“, defendida por Helena Porto e Banda, de Campinas, foi composta por Adriano Dias e contou, na apresentação com os músicos Fábio Bermagni (bateria), Bruno Guzzo (baixo acústico), Adriano Dias (violão e voz) e Helena Porto (voz).

“Também”, de Marcelo Segreto, de São Paulo, foi apresentada pela Filarmônica de Pasárgada, formada pelo próprio Marcelo Segreto, no violão, Beatriz Mentone (voz) e Gabriel Milliet (flauta). Já a música “Vida de duas lembranças“, de Marcílio Menezes, de Campinas, contou com a participação dos músicos Maxiwell Salvador Garcia e Marcos Santos de Sá.

MySpace de alguns dos vencedores

Saudosa Clotilde

Marcelo Segreto

Helena Porto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e...

Ceprocamp abre matrículas para cursos de qualificação profissional no dia 15

As matrículas dos cursos de qualificação disponíveis no Centro...

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

A aprovação da reforma do ensino médio pela Comissão...

Ceprocamp está com inscrições abertas para o curso Técnico em Química

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) está...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363