A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência agora faz parte do Comitê Paulista para o Mundial de 2014 e irá analisar e promover a acessibilidade nos projetos para a Copa no Estado de São Paulo. A Secretaria do Meio Ambiente também foi integrada ao comitê.
As pastas participarão da certificação dos projetos, que deverão levar em conta a acessibilidade e a sustentabilidade.
Além de evitar a necessidade de futuras adaptações – o ideal é que desde o início dos projetos a questão da acessibilidade já esteja contemplada –, o Comitê Paulista trabalha em três eixos: comunicação, que irá garantir mecanismos de audiodescrição; qualificação das pessoas envolvidas em hotelaria e turismo no atendimento às pessoas com deficiência; e mecanismos de apoio, como guias turísticos para dar informações tanto na língua inglesa como em libras.
Segundo a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, um dos legados que a Copa deixará ao Estado é a grande infraestrutura para receber pessoas com deficiência. “É fundamental que o Estado implante projetos totalmente acessíveis e esteja preparado para receber as pessoas com deficiência do Brasil e de todo o mundo, que virão para a Copa. Vamos dar um exemplo de inclusão e de respeito aos direitos humanos.”