As obras de construção do Crematório Municipal de Campinas devem começar em 15 dias. A homologação da licitação com a definição da empresa que vai executar a obra – a J.A.C. & V.M.B – foi publicada no Diário Oficial (DO) desta terça-feira, dia 27 de novembro. A empresa tem o prazo de sete meses para concluir a edificação onde será instalado o crematório que vai atender a demanda de Campinas e da Região Metropolitana.
Projetado para ser erguido em uma área de 671 metros quadrados nas dependências do Cemitério Parque Nossa Senhora da Conceição, conhecido como Cemitério dos Amarais, o crematório terá uma edificação de arquitetura moderna, com linhas retas, curvas e projeto paisagístico arrojado. Segundo os técnicos, a área interna vai abrigar duas salas para velório, área para café, sala de estar e anfiteatro para acompanhamento da cremação e, a princípio, um forno.
Segundo o Presidente da Setec, Celso Lorena de Mello, a instalação do Crematório na região do anel viário que integra importantes rodovias do Estado (Anhanguera, Dom Pedro e Bandeirantes), foi definida estrategicamente e, além disso, ele ficará em frente ao Aeroporto Campo dos Amarais. “A proposta é que o Crematório Municipal de Campinas atenda também a região metropolitana de Campinas”, declara Lorena de Mello.
De acordo com Lorena de Mello, a implantação do Crematório beneficiará em muito a população de Campinas, já que atualmente a família que deseja a cremação tem de se deslocar a São Paulo. “Mensalmente, recebemos diversas solicitações de traslado de corpos para crematórios de São Paulo” afirma Mello. A autarquia estima que o Crematório Municipal em funcionamento, atenderá uma demanda de aproximadamente 15 cremações por mês.
O projeto de construção do crematório foi elaborado por técnicos da Setec ao custo global estimado é de R$ 2.072.620,70. O prazo de conclusão e entrega da obra – de sete meses – começa a contar a partir da emissão da ordem de serviço, o que deve ocorrer no máximo em uma semana.
De acordo com o previsto no processo licitatório, a empresa vencedora é responsável pela execução, pelo fornecimento da mão de obra, materiais e equipamentos (exceto a aquisição de forno crematório, câmara fria e mobiliários).