25.9 C
Campinas
sábado, setembro 13, 2025
spot_img

Crise hídrica reduz o repasse de valores para o PCJ

Data:

crise-hidrica-pcjA crise hídrica derrubou os valores que serão repassados para os projetos desenvolvidos pela PCJ. O valor, que virá de recursos da cobrança pelo uso da água de rios de domínio federal e estadual e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, o Fehidro, será 44% do que foi disponibilizado este ano.

No total as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, terão R$ 28 milhões em 2017 para financiar projetos de tratamento de esgoto, controle de perdas de água, monitoramento e proteção e conservação dos mananciais.

A partir de janeiro, os Comitês PCJ começarão a receber os projetos de municípios e entidades que disputarão os valores disponíveis para o ano que vem. Segundo a presidência da Agência de Bacias PCJ, a crise hídrica de 2014 teve um lado muito positivo, que foi o fato de a população ter economizado e adotado o uso racional da água, mas esse comportamento, que se mantém mesmo com a melhoria do nível dos reservatórios e dos rios, gerou uma queda nas receitas que chegam com a cobrança pelo uso da água e do Fehidro.

As estimativas dos especialistas são de as mudanças climáticas levarão a população a ampliar a economia de água e ela ficará cada vez mais cara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Brasil registra queda de 65,8% nas áreas queimadas no primeiro semestre de 2025

O Brasil reduziu em 65,8% a área atingida por...

Justiça bloqueia bens de fazendeiros que degradaram áreas no Pantanal

A Advocacia-Geral da União e o Ministério Público Federal...

Plantio de mais de 11 mil mudas recupera áreas degradadas próximas ao Aeroporto de Viracopos

A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas)...

Marina Silva e ministro da China estreitam cooperação ambiental e climática entre países

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade