Chuva acumulada nas últimas 72 horas é de 92,55 milímetros e parques seguem fechados até reavaliação
A Defesa Civil de Campinas divulgou o balanço de ocorrências da chuva desta terça-feira, dia 3. Houve oito quedas de árvores, de um muro, além de um imóvel em risco. A chuva chegou a 42,15 milímetros (mm) nas últimas 12 horas, com acumulado de 92,55 mm em 72 horas. Todos os bosques e parques da cidade estão fechados desde às 10h de hoje. Será feita reavaliação nesta quarta, dia 4. As equipes de diversas áreas estão mobilizadas para atuar na prevenção e para minimizar riscos em caso de chuvas intensas no município.
A força-tarefa reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente no caso de ocorrência de eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas). Outras secretarias estão de sobreaviso para atuar caso necessário.
A cidade está em Estado de Atenção por causa do alto volume de chuvas. Como o solo já se encontra encharcado, a Prefeitura mantém atenção redobrada em áreas mais vulneráveis. A Secretaria de Serviços Públicos mobilizou 300 pessoas para garantir a organização e limpeza da cidade, retirada de árvores e galhos que tenham caído por causa de chuvas e ventos, conserto de galerias e afundamento de vias.
Bloqueios no trânsito
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) liberou o tráfego na rua General Marcondes Salgado ao lado do Bosque dos Jequitibás. De manhã, a pista foi fechada, mas a Emdec continua a monitorar o local, que poderá ser bloqueado novamente. A pista interna da avenida Heitor Penteado que circunda a Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) segue bloqueada. O bloqueio viário é adotado no trecho desde a altura da avenida Almeida Garret até o balão onde está situado o 4º Distrito Policial (DP). O objetivo é reduzir a circulação de condutores nestas regiões arborizadas, minimizando o risco de acidentes. A Emdec segue orientações da Defesa Civil.
Ocorrências desta terça-feira, dia 3/12
Houve oito quedas de árvores (Alphaville Dom Pedro, Chácara da Barra, DIC V, Vila Brandina (2), Cidade Jardim, Jardim Planalto e Fazenda Santa Cândida); queda de galho no Jardim do Sol; uma queda de muro no Condomínio Colinas do Ermitage (Sousas), quatro muros em risco de queda (Jardim Florence, Jardim Lisa, Vila Aeroporto I, Jardim Novo Maracanã). Foi registrado um imóvel em risco, também no Colinas do Ermitage, e um poste em risco no Jardim Maracanã.
Serviço
Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118 para emergências de trânsito;
Ligue 193 para situação de emergência.