Até o início da primavera o plantio de árvores será feito
As 84 famílias que ocupam uma área no Jardim Conceição em Sousas, desocuparam suas casas após determinação da Justiça, porque os imóveis foram construídos em uma área de preservação ambiental. Todas as residências foram demolidas. Os moradores que já receberam indenização, segundo o Poder Público.
A ordem judicial se refere a um processo do Ministério Público do Meio Ambiente, determinando a desocupação da área, por se tratar de uma região de preservação ambiental. Para os moradores foi um choque, já que moram no bairro há quase 20 anos.
“É um trabalho necessário que beneficia as pessoas que ali viviam e ao mesmo tempo é possível atender uma demanda de todo entorno e atender o mando da lei, ali é uma questão jurídica que a prefeitura é obrigada a agir. Além de atender a legislação ambiental o bairro se beneficia com a ampliação da área verde”, Vinícius Gratti.
Foi feita uma força tarefa entre a secretaria de serviços públicos e secretaria de habitação para remoção do entulho da demolição das casas e esse trabalho continua nos próximos dias e será concluído o mais breve possível. Esta quase no fim.
Em seguida o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) fará o plantio das mudas de árvores para poder respeitar a legislação ambiental.
Segundo a assessoria de imprensa do DPJ ainda não previsão de quando será feito o plantio, eles estão aguardando a remoção de entulhos e o pedido para iniciarem a restauração ambiental.
A família de Ângela foi incluída no programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e em vez de indenização, vai receber um apartamento popular, assim como outras 25 famílias. “Nós vamos até o final de setembro, a COHAB disse, mas queremos que seja liberado o mais rápido possível, pois está muito barulho devido a demolição, muito lixo no córrego, entrou até rato na minha casa. E nas construções vazias tem moleques consumindo drogas. Estamos com dificuldade para encontrar um lugar para nossos animais já que iremos para apartamentos”, diz a moradora.





