Vila Santana ganha um novo espaço para lixos recicláveis e resíduos de poda, entulhos e madeiras: o Ponto Verde, localizado na Rua Júlia Conceição Alves, que será entregue em 25 dias e contará com uma guarita com fiscalização 24h. O local servirá também para o depósito de materiais de manutenção da subprefeitura de Sousas.
Segundo o subprefeito Wander Villalba, o processo passou por órgãos da Prefeitura para liberação da área. “Em julho de 2011, o terreno ganhou um Ecoponto localizado ao lado da subprefeitura, utilizado como lixão, mas o local estava irregular por estar em uma área de APP e de alagamento”, afirma Wander.
Após a transferência o local será reflorestado com árvores nativas da região.
Ecoponto
O Ecoponto agora não recebe mais lixo orgânico, apenas entulhos, galhos, papelão, plástico, vidros, entre outros recicláveis. O lixo orgânico deve ser deixado somente nas caçambas em frente aos estabelecimentos comerciais e nas residências espalhados pelos distritos.
A ideia de ordenação ambiental se fortaleceu pela necessidade de minimizar os impactos negativos de lançamento de resíduos em locais públicos. Paralelamente, o novo local, pretende conscientizar a população sobre a continuidade da responsabilidade sobre o resíduo gerado. (Isabela Lopes)