Quando uma criança vai mal à escola ou não presta atenção na aula, pais e educadores buscam uma explicação para o problema. São muitas as variantes, nem sempre claras. Isso gera expectativas e ansiedade. Muitas vezes, recorre-se a um diagnóstico médico para verificar se a criança tem algum tipo de transtorno. Mas a falta de concentração, dificuldade de memorização e interesse da criança pode estar associado à audição.
“O comportamento auditivo é o resultado do processamento neurológico da informação recebida por meio da audição. Uma alteração no processamento da informação auditiva pode resultar em falta de atenção auditiva, o que prejudica o desempenho escolar, uma vez que essa habilidade é imprescindível para a aquisição de aspectos acústicos e fonéticos dos padrões linguísticos, essenciais no processo de aprendizagem da leitura e escrita”, explica a fonoaudióloga da Unicamp, Camila Colussi Madruga, autora da dissertação de mestrado Processamento auditivo: avaliação comportamental e eletrofisiológica de crianças e adolescentes com TDAH pré e pós-treinamento auditivo.
Veja matéria completa em: http://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/_pesquisa_disturbios_da_aprendizagem.pdf




