18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Divisão Territorial do Estado de São Paulo

Data:

Trata-se de um completo e verdadeiro raio-X do Estado de São Paulo. Depois de 14 anos de pesquisa, o advogado Armando Marcondes Machado Jr., de 86 anos, finaliza seu trabalho de resgate histórico dos 645 municípios paulistas, com o lançamento da quarta edição do livro “Divisão Territorial do Estado de São Paulo”, publicado pela Conam – Consultoria em Administração Municipal.

A obra traz a história do surgimento de cada uma dessas cidades, a origem e o significado de seus nomes, quais municípios foram extintos ou recriados, o número de habitantes (dados de 2010, de acordo com o Censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografias e Estatísticas), mapa com a localização das cidades por região, entre outras curiosidades. O leitor pode conferir o resultado de toda essa pesquisa nas 1006 páginas do livro.

“A curiosidade inicial veio com o trabalho que realizo como consultor jurídico para a Conam, desde 1983. Depois, passou de curiosidade à obsessão”, revela Marcondes.

Quando deu o primeiro passo para chegar a esse produto final, em 1997, ao lançar sua primeira edição (com apenas 272 páginas), o livro recebeu do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo o título de melhor obra na área de geografia. “Foi um incentivo a mais”, diz o advogado. Vieram, ainda, mais duas edições (em 2001 e 2007, com 280 e 464 páginas, respectivamente), até chegar à obra atual, completa e atualizada.

Agora, o livro traz também, em ordem cronológica e com fotos, praticamente todos os governantes municipais e do Estado (titular e vice), com informações sobre período de mandato, votos conquistados (inclusive dos opositores), data de nascimento e de morte, formação acadêmica e honrarias recebidas. “Assim, o leitor consegue situar o político no tempo, ajudando-o a compreender fatos históricos”, conta Marcondes.

Por fim, o autor também relacionou os políticos que governaram o Brasil desde o início da República, de Marechal Deodoro da Fonseca, que assumiu a chefia do governo provisório do país com a queda da monarquia, à atual presidente Dilma Housseff.

Direitos autorais

Pela relevância da obra, a Conam – Consultoria em Administração Municipal vai permitir aos governos estadual e municipais o direito de reprodução da obra. “Nosso desejo é poder oferecer à população a oportunidade de conferir, ter acesso a esse documento histórico”, diz Walter Caetano, diretor da empresa responsável pela publicação do livro. Com o direito de reprodução, o governo poderá disponibilizar cópias do livro nas bibliotecas, escolas e demais instituições públicas.

Sobre o autor

Armando Marcondes Machado Jr. ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1948. Ao concluir o curso, atuou como procurador judicial na Prefeitura de São Bernardo do Campo. Em seguida, foi trabalhar na Procuradoria Geral do Estado, onde passou 29 anos. Depois, se tornou presidente da Emplasa – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e consultor jurídico da Conam – Consultoria em Administração Municipal. Entre seus livros estão: “Comentários da Lei Orgânica dos Municípios” (1965); “A Lei Orgânica dos Municípios e as Constituições” (1968); e Direito Municipal” (1984).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Prefeito recebe D. Bertrand de Orléans e Bragança em visita de cortesia

Dário Saadi e o príncipe imperial conversaram sobre comemoração...

Jornalista lança livro “O médico que virou monstro”, crime que chocou o Brasil

Lançado pela Editora Máquina de Livros, “O médico que...

Os espiões norte-americanos por trás da Lava Jato

Os interesses ocultos dos Estados Unidos na Lava Jato são...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363