27.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Dow CRIE irá conceder bolsas de iniciação científica para estudantes autodeclarados pretos e pardos da Unicamp

Data:

O programa é mais uma ação do Dow ACTs (Advocacy, Comunidade e Talentos), compromisso global da Dow em combate ao racismo estrutural da sociedade, lançado em 2020.

 

 

 

A Dow e a Unicamp firmaram convênio para conceder dez bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação autodeclarados pretos ou pardos por 12 meses, totalizando um investimento de mais de R$ 100 mil.

A parceria faz parte do Dow CRIE (Ciência, Representatividade, Inclusão e Experiência), um programa desenvolvido pela Dow para estimular o talento de estudantes pretos e pardos interessados na área de STEM (Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O programa é mais uma ação do Dow ACTs (Advocacy, Comunidade e Talentos), compromisso global da Dow em combate ao racismo estrutural da sociedade, lançado em 2020.

O Dow CRIE também tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de profissionais para o futuro, por isso, oferecerá aos bolsistas um apoio adicional por meio de uma mentoria personalizada com profissionais da companhia. Cada estudante será aconselhado por um mentor voluntário sobre habilidades importantes para o ambiente científico e profissional.

“Em 2019, uma pesquisa do IBGE* constatou que, pela primeira vez, mais da metade dos estudantes de ensino superior da rede pública se declarou de cor preta ou parda. Com a ambição de se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora e inclusiva do mundo é primordial que a Dow desenvolva ações que minimizem a lacuna educacional desses jovens e proporcionem acesso à qualificação profissional”, declara Ana Claudia Rueda, diretora de Inovação para a Dow na América Latina.

Para o Pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, Prof. João Romano, o desafio atual da universidade é formar cidadãos e profissionais capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Por isso, ele avalia que a Iniciação Científica é uma excelente oportunidade para que os alunos busquem e ampliem o conhecimento por si próprios. “Não há dúvidas de que um estudante que vivenciou o ambiente da pesquisa, no âmbito acadêmico, estará muito mais preparado para enfrentar o mundo profissional”, destaca.

O Pró-reitor de Pesquisa ressalta também que a interação dos alunos com a empresa é o que torna a parceria ainda mais enriquecedora, já que os bolsistas terão a oportunidade de exercitar o conhecimento e aprender com técnicos e especialistas em sua área.

Além de desenvolver o projeto de pesquisa, os alunos selecionados pelo Dow CRIE também participarão de evento científico promovido pela Dow em seu Centro de Inovação, localizado em Jundiaí (SP).

*Fonte: pesquisa Desigualdade Sociais por Cor ou por Raça no Brasil, divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global, escala e integração de ativos, inovação focada e liderança em frentes de negócio diversificadas para alcançar crescimento lucrativo.  Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo para possibilitar um futuro mais sustentável ao planeta por meio de sua expertise em ciência dos materiais e da colaboração com seus parceiros. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e cuidados do consumidor. A Dow opera 106 unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 35.700 pessoas. Em 2020, gerou aproximadamente US$ 39 bilhões em vendas.  Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e...

ICMC oferece duas bolsas na área de Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)...

Ceprocamp abre matrículas para cursos de qualificação profissional no dia 15

As matrículas dos cursos de qualificação disponíveis no Centro...

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

A aprovação da reforma do ensino médio pela Comissão...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363