
Durante nova operação especial conjunta entre Guarda Municipal (GM) e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), realizada na noite de segunda-feira (1°), mais três veículos a serviço do aplicativo Uber – transporte remunerado clandestino – foram apreendidos. Desde a última sexta-feira (29), já são nove veículos recolhidos ao Pátio Municipal. Contra o aplicativo, taxistas prometem protesto nesta quarta em Campinas a fim de pressionar vereadores a aprovarem lei proibindo o Uber na cidade.
A primeira apreensão foi de um Fusion prata, na Avenida José de Souza Campos, mais conhecida como Norte-Sul. A segunda, de um Punto prata, na Rua José Pires Neto. E a terceira, de um Siena preto, na Rua Emílio Ribas.
Os motoristas receberam multa no valor de R$ 3.100,60 e os carros foram recolhidos ao Pátio. Na semana passada, por conta de atitude agressiva, um dos motoristas foram conduzidos ao 1º Distrito Policial (DP). No veículo foi encontrada uma faca.
Também na sexta-feira, a Emdec disponibilizou um canal direto de comunicação, pelo telefone (19) 3772-1517, que recebe denúncias sobre o Uber. Na segunda-feira, 1º de fevereiro, foi criado um espaço exclusivo no site da Emdec (www.emdec.com.br), para denúncias sobre o transporte clandestino.
Lei
A Lei Municipal define como clandestino qualquer tipo de transporte individual de passageiros que concorra com o serviço de táxi, sem autorização da Emdec. Nesse caso, as medidas previstas são apreensão do veículo ao Pátio Municipal e multa de mil UFIC’s (Unidade Fiscal do Município de Campinas), o que corresponde a R$ 3.100,60.