Operação teve início através de uma denúncia que chegou a Polícia Civil
A Vigilância Sanitária de Campinas, acompanhada dos policias civis do 12º DP de Sousas e Joaquim Egídio lacraram, nessa manhã de quarta-feira (29), um empório de bebidas, localizada na Vila Santana, em frente ao Cemitério.
No local os policiais encontraram uma série de irregularidades, como a falta de alvará de funcionamento e licença para fabricar gelo em cubo, crime cometido contra a saúde pública. A polícia instaurou inquérito e o proprietário será indiciado e responderá por processo.
O local apresentava péssimas condições de higiene, com lixos espalhados pelo quintal, latas de refrigerantes e cervejas, além de ser um grande foco para a proliferação do mosquito da dengue.
A polícia também flagrou no comércio, a embalagem de gelo em cubo, impróprio para consumo, com rotulagem de ‘consumo humano’, mas sem nenhuma condição de manuseio, cuidados, ou licença para produção do produto. Ao lado, onde era produzido o gelo, tinha um vaso sanitário sem portas, tampo e torneira, tudo no mesmo ambiente.
Além da falta de higiene, os policiais que acompanharam a operação encontraram uma série de irregularidades na parte elétrica do comércio, onde a fiação elétrica estava completamente exposta. As condições dos refrigeradores também não atende os padrões mínimos de funcionamento. Em outro refrigerador foi encontrado vários lácteos jogados no dentro do refrigerador.
A Companhia Paulista de Força e Luz foi acionado pela polícia para vistoriar o local e comprovar se não havia roubo de energia, mas nada constatou. Ninguém foi preso.
Crimes contra a saúde pública
Os crimes contra a saúde pública são infrações que violam as normas sanitárias e que podem ser dolosas ou culposas. As penalidades variam de acordo com o tipo de crime e podem incluir detenção, multa ou reclusão.