34.9 C
Campinas
quarta-feira, dezembro 24, 2025
spot_img

Empresários em Washington se dizem ‘constrangidos’ com presença de Eduardo Bolsonaro

Data:

Delegação da CNI foi surpreendida por deputado e comentarista ligados ao bolsonarismo em meio a negociações comerciais com os EUA

Sandra Venancio – Jornal Local – Foto: Augusto Coelho / CNI

A presença do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em Washington causou desconforto entre empresários brasileiros que participam de missão da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nos Estados Unidos. O grupo, formado por cerca de 130 representantes do setor produtivo, havia organizado a viagem para tratar exclusivamente de negociações comerciais, especialmente tarifas impostas pelo governo Trump.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Eduardo Bolsonaro e o comentarista político Paulo Figueiredo apareceram no hotel da comitiva e se reuniram pela manhã com um pequeno grupo de empresários. Segundo relatos, a situação foi vista como “estranhíssima” e gerou “super constrangimento” entre integrantes da delegação. Nenhum dos entrevistados defendeu a presença do parlamentar, que não fazia parte da missão oficial.

A Abipesca, entidade do setor de pesca citada informalmente como anfitriã, negou qualquer participação no encontro. Até a noite de ontem, os próprios empresários especulavam quem teria convidado Eduardo, sem respostas claras.

Nos bastidores, o receio era que a aproximação com o deputado contaminasse a pauta comercial com a agenda política. Eduardo e Figueiredo vêm defendendo junto ao ex-presidente Donald Trump a imposição de novas sanções ao Brasil, sob o argumento de que o processo judicial contra Jair Bolsonaro seria uma “caça às bruxas”.

“Não foi ele quem criou o problema? Agora vai aparecer aqui para vender solução?”, questionou um dos representantes industriais ouvido pela reportagem.

https://twitter.com/NewsLiberdade/status/1949128106037387496

O presidente da CNI, Ricardo Alban, afirmou que a missão foi desenhada justamente para blindar o discurso empresarial de interferências políticas. “A visita dos senadores [há algumas semanas] era política. Nós queríamos uma visita empresarial. Sei que a CNI não convidou [Eduardo], mas não sei se alguém convidou por relação pessoal”, disse Alban.

Apesar do esforço de blindagem, a questão política acabou dominando as conversas oficiais da comitiva com autoridades americanas. Os empresários foram recebidos no Departamento de Estado, no Departamento de Comércio e pelo Representante Comercial dos EUA, onde a pauta de confiança política no Brasil foi tratada como prioridade pelo governo norte-americano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Moraes nega interferência e diz que reuniões com BC trataram da aplicação da Lei Magnitsky

Ministro afirma que encontros com o BC trataram apenas...

Bolsonaro deixa cela da PF e só deve deixar o hospital depois do ano novo

Autorização judicial impõe isolamento, escolta permanente e restrições rígidas...

Hackers libertam presos pela porta da frente do presídio em BH

Falha humana e uso de credenciais verdadeiras permitiram fraude...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade