A segunda partida das finais da Divisão Especial Feminina do Campeonato Paulista 2024 foi um jogaço, como era esperado em função do alto nível técnico das duas equipes que brigam pelo título da temporada. Depois de perder o primeiro jogo para o Unimed Campinas, a A.D Santo André deu o troco no rival diante de sua torcida, vencendo por 74 a 68 na noite desta segunda-feira (02/12), Ginásio Municipal Parque Celso Daniel, em Santo André.
Agora, com a série empatada em 1 a 1, o campeão estadual será definido na próxima quarta-feira (04/12), às 19h, também no Celso Daniel. A partida terá transmissão ao vivo no canal oficial da Federação Paulista de Basketball no YouTube e na Zapping TV.
O confronto em Santo André começou muito intenso. Querendo apagar a má impressão deixada no primeiro quarto da partida que abriu a série final, a equipe da casa partiu oara cima do adversário com transição rápida e bom aproveitamento nas bolas do perímetro. Campinas usou a mesma arma, comandada pela armadora cubana Ineidis Casanova, cestinha do Paulista. Ao terminar o quarto, Santo André tinha cinco acertos em bolas de três em onze tentativas, enquanto Campinas converteu três vezes em oito tentativas. Resultado da etapa: 23 a 21 para o time visitante.
Intensidade e entrega também não faltaram às duas equipes no segundo quarto, que ofereceu aos torcedores no Celso Daniel verdadeiras batalhas pela bola. Foram disputas intensas pelo rebote nos dois garrafões, com as defesas levando vantagem sobre os ataques na maioria das jogadas. Tamanho equilíbrio entre duas equipes manteve o placar apertado, com alternâncias na liderança do jogo. Por fim, Campinas foi para o intervalo com apenas um ponto à frente: 40 a 39.
Com a torcida fazendo muito barulho, a A.D Santo André voltou à quadra eletrizada, decidida a buscar a virada. O que conseguiu, com marcação muito forte, transições em velocidade puxadas pela armadora Lays Silva e aproveitando melhor as chances no ataque. O técnico Bernardo dos Santos pediu tempo para recolocar o Unimed Campinas no jogo, o que acabou dando certo temporariamente.
Faltando 30 segundos para o fim do quarto, o placar marcava 56 a 54 para as visitantes, resultado que se manteve inalterado ao final da etapa.
O último quarto foi de tirar o fôlego. O apoio vindo das arquibancadas empurrou Santo André, que aplicou forte marcação na tentativa de roubada de bolas. A estratégia funcionou e permitiu ao time do técnico Choco virar novamente o jogo em 66 a 63, faltando quatro minutos para o final. A postura defensiva agressiva das adversárias provocou erros que acabaram custando caro ao Campinas. Santo André conseguiu então, pela primeira vez, abrir alguma vantagem no placar e conquistou a vitória por 74 a 68.
A cestinha da partida foi Ineidis Casanova, com 28 pontos, além de 10 rebotes e 4 assistências. Por Santo André brilharam Evelyn Mariano (21 pontos e 9 rebotes), Lays Silva (15 pontos, 4 rebotes e 10 assistências) e Tássia Carcavalli (13 pontos, 5 rebotes e 2 assistências).