A EPTV, emissora afiliada à Rede Globo, premia os amantes da música brasileira ao lançar comercialmente o requintado DVD Acordes de uma vida, sobre a trajetória do maestro campineiro Carlos Gomes. O material, exibido em rede pela emissora no final do ano passado, apresenta sofisticados padrões de produção, com recursos de jornalismo e teledramaturgia condensados em alta definição.
“Trata-se de um presente à cidade de Campinas e aos admiradores do imortal maestro”, diz Ciro Porto, diretor de jornalismo da EPTV. “Antonio Carlos Gomes ultrapassou a importância regional para transformar-se num dos maiores nomes da música lírica mundial, e até hoje não foi superado por nenhum outro compositor de óperas na América. Ele merecia essa homenagem”, ressalta.
Segundo Porto, quem adquirir o DVD terá a oportunidade de conhecer detalhes curiosos da vida de Carlos Gomes, como sua intimidade com o poder imperial; suas eternas dificuldades financeiras; o gosto pelas coisas simples do interior; a separação traumática da mulher e a perda de 3 de seus 5 filhos − “sem falar no desprezo do Brasil por ele quando já estava no fim da vida”, diz o jornalista. Carlos Gomes morreu aos 60 anos, de câncer.
O documentário termina com a reconstituição do velório de Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, que contou com a participação de 100 músicos de bandas da região de Campinas interpretando O Guarani − exatamente como aconteceu em 1896, quando bandas cariocas prestaram a última homenagem a Carlos Gomes.