A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anchieta Metropolitana deixará de oferecer exames de raio-x entre amanhã, 28 de julho, e quarta-feira, 31 de julho, para a troca do equipamento. Os exames serão retomados na quinta-feira. As quatro UPAs receberão novos equipamentos, de forma escalonada, até o final de agosto.
A orientação é para que, nesse período, a população busque atendimento, preferencialmente, em outras UPAs. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi orientado a encaminhar para outras unidades pacientes atendidos pelo serviço e que possam necessitar do exame. Aqueles que estiveram na UPA, em observação, e precisarem de raio-x, também serão transportados pelo Samu para outra unidade.
O raio-x digital está implantado nas UPAs desde 2019, mas as imagens ficavam no computador e do radiologista e era preciso imprimir o exame para que o médico recebesse o resultado. Hoje, o sistema de raio-x digital está integrado com os computadores instalados nos consultórios médicos, nas salas de emergência e na observação das UPAs.
O acesso às imagens será agora ampliado. Além dos equipamentos, haverá também a troca do sistema de processamento de imagens (Sistema PACS). Esse sistema vai permitir, por exemplo, que os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde e as UPAs acessem raio-x que tenha sido realizado em qualquer unidade da Rede Mário Gatti.
Proporcionar acesso aos exames anteriores evita que um paciente precise fazer outra radiografia caso tenha feito um exame em uma UPA e seja transferido para atendimento hospitalar. O médico terá acesso, pelo computador, ao exame realizado na unidade de pronto atendimento.