28.9 C
Campinas
domingo, setembro 22, 2024

Expectativa de faturamento é recorde para a Páscoa

Data:

As grandes empresas do varejo são as mais otimistas

Pesquisa com 1010 executivos do varejo mostra a melhor expectativa de faturamento para a Páscoa desde o início do levantamento, em 2006

A maior parte dos empresários do varejo, 58%, espera aumento no faturamento de seu negócio nesta Páscoa, em relação à mesma data de 2009. Este percentual é recorde e revela a expectativa pela melhor Páscoa desde 2006, quando a pesquisa teve início. Os que acreditam que o faturamento será igual são 32%, e 10% acham que cairá.

As grandes empresas do varejo são as mais otimistas com a data: 88% delas acreditam que o faturamento crescerá em relação à Páscoa do ano passado. O otimismo é um pouco menor entre as médias e as pequenas empresas, entre as quais o percentual cai para 68% e 55%, respectivamente. Dentre as últimas, 34% acreditam que o faturamento estará no mesmo nível do registrado na Páscoa 2009, e 11% apostam em recuo.

Na Páscoa de 2009, durante o período mais crítico da crise no Brasil, apenas 28% dos empresários tinham expectativa de aumentar seu faturamento, enquanto 36% esperavam repetir o faturamento da mesma data de 2008 e os outros 36% previam queda.

O crescimento médio esperado para o faturamento é de 9,3% e, na visão dos que esperam queda, o decréscimo médio será de 8,7%. Levando-se em consideração as parcelas do empresariado que acreditam em elevação (58%), estabilidade (32%) e queda (10%) no faturamento da Páscoa de 2010, isso significa que os empresários esperam um crescimento de 4,5% no faturamento da Páscoa deste ano em relação à de 2009, na média ponderada.

Na análise regional, os empresários do Sul (63%) são os mais otimistas no que diz respeito à elevação do faturamento na Páscoa. Na sequência estão as regiões Norte e Nordeste, com 61% cada, e, também empatados, o Centro-Oeste e o Sudeste, com 55%.

Presentes

Para 87% dos varejistas, ovos de Páscoa serão os presentes mais oferecidos. Já 4% dos entrevistados apontam as roupas e acessórios, 3% acreditam que os celulares serão os líderes, e 1% votou em brinquedos, eletrônicos, computador e periféricos, jóias e relógios e 2% votaram em outros.

Forma de pagamento

Os empresários estão igualmente divididos entre os que acham que as vendas serão realizadas à vista ou em parcelas, com 50% para cada lado.

Meios de pagamento

De acordo com os empresários que responderam à pesquisa, as vendas à vista nesta Páscoa serão divididas entre pagamentos em dinheiro (40%), cartão de crédito (23%), cheque (18%), cartão de débito (17%), cartão de loja (2%) e outros (1%). Em relação à Páscoa 2009, ganharam espaço as vendas com cartões de crédito e de débito.

Já entre as vendas parceladas, os empresários acreditam que os meios mais utilizados serão: cartão de crédito (40%), cheque pré-datado (33%), financiamento ou crediário (18%), cartão de débito parcelado (3%), cartão da própria loja parcelado (3%) e outros (3%). Em relação à Páscoa 2009, ganharam espaço as vendas financiadas por cartão de crédito.

Análise

A expectativa empresarial sobre a Páscoa 2010 mostrou confiança no ambiente econômico e na resposta do consumidor às promoções do varejo. A pequena empresa apresenta um otimismo mais cauteloso, considerando a parcela significativa que acredita na repetição do desempenho de 2009, considerado fraco. Isto ocorre devido a lenta normalização do crédito e pela necessidade de recomposição de seus estoques. No geral, os resultados da pesquisa são positivos e reafirmam a boa fase de crescimento econômico do Brasil.

O Sul aparece como a região mais otimista, por conta da melhora na fraca base de comparação – Páscoa 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...

Saúde abre vagas para vacinação contra covid-19 sem agendamento

Lista com os centros de saúde que atenderão demanda...

Setor produtivo critica aumento da taxa Selic divulgada pelo COPON

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) chamou...

Lula e família obtêm 23ª vitória contra a farsa da Lava Jato

Essa é a 23ª vitória de Lula e sua...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363