Depois do lançamento em 2006, do álbum solo de música eletrônica ‘Hotel Básico’, o baterista Fê Lemos, da banda Capital Inicial, escreve seu primeiro livro de crônicas – ‘Levadas e Quebradas’.
Fê Lemos foi um dos criadores, junto com Renato Russo, André Pretorius e Flávio Lemos, seu irmão, do chamado rock de Brasília, expresso na seminal banda Aborto Elétrico. Dela se originaram Capital Inicial – com quase 30 anos de estrada – e a lendária Legião Urbana, de constante presença no cenário da música brasileira.
Como bem diz Jamari França, o grande cronista da música pop, no prefácio deste livro “Fê se revela um ótimo escritor num texto dinâmico que vai do factual a tiradas filosóficas e existenciais. Os relatos dos shows, dos encontros com fãs e das andanças em cada cidade registrados no calor da hora para não cair no esquecimento. Ele conta que estão sempre de passagem, sempre sem conhecer nada direito. Mesmo assim narra lembranças interessantes da cor local, dos habitantes e da culinária de lugares tão dispares como as grandes capitais e cidades desconhecidas da maioria, como São José do Mantimento, Capivari de Baixo, Piumhi, Ermo, Turvo e Sombrio.”
“Estou lançando meu primeiro livro, que conta as histórias e ‘causos’ dos últimos seis anos da minha vida na estrada com o Capital Inicial! Além de memórias, histórias do Aborto Elétrico, do meu projeto solo Hotel Básico e muito mais!”, diz Fê.”
Sobre o autor
Fê Lemos – Antônio Felipe Vilar de Lemos – nasceu no Rio de Janeiro em 18 de junho de 1962 e foi morar em Brasília em 1968, acompanhando os pais que haviam se transferido para a nova capital. Aí fez seus estudos, tendo ingressado na Universidade de Brasília, no curso de psicologia. Abandonou o curso quando faltavam dois ou três semestres para concluí-lo, a fim de tentar a carreira de músico com o Capital Inicial em São Paulo. Ainda adolescente, viveu um ano na Inglaterra, em 1977, onde continuou o curso médio, assistiu a algumas aulas de bateria e, o mais importante, presenciou o auge do movimento punk. Tem dois filhos, Diana e Tomaz, e mora em São Paulo.
O livro é lançamento da Editora Briquet de Lemos pelo Selo Pedra na Mão, com sede em Brasilia (DF) http://www.briquetdelemos.com.br/levadas-e-quebradas.html. Está a venda também pela internet em www.briquetdelemos.com.br e em todas as livrarias do Brasil.
Levadas e Quebradas
Prefácio de Jamari França
Pedra na Mão, 2012.
Brasilia, DF.
339 p.




