A tradicional Festa dos Padroeiros São Joaquim e São Roque – que este ano chegou a sua 89ª edição reuniu um público de 13 mil pessoas em Joaquim Egídio durante os dias 14, 15 e 16 de Agosto. Durante a celebração, que contou em sua maioria com visitantes da região de Sousas e Joaquim Egídio, muita música, espetáculo teatral e gastronomia. O tema escolhido para a comemoração foi “Com São Joaquim e São Roque, Amar e Servir”.
A expectativa era receber 20% a mais de visitantes que o ano passado, mas a celebração agradou aos presentes, segundo a comissão organizadora da festa. O balanço total de quanto foi consumido e arrecadado será divulgado no final do próximo mês, mas a princípio a informação é que o leilão virtual, iniciado na festa de 2014, conquistou mais adeptos na edição deste ano. O dinheiro será revertido para a manutenção e reforma da Igreja de São Joaquim, realização de ações pastorais e também para as famílias de baixa renda que fazem parte da comunidade.
Um dos momentos mais especiais foi a chegada da comitiva dos romeiros no domingo de manhã, seguido da chegada da imagem de Sant’Ana, que veio de Sousas, e a tradicional procissão com andores ornamentados pelas famílias de Joaquim Egídio.
A comissão organizadora, com aprovação do Pároco, realizou agradecimentos púbicos à Prefeitura de Campinas, em especial para a Orquestra de Viola de Valinhos, pelo apoio prestado para a realização da Festa. “O sucesso de uma celebração como esta é a manutenção das raízes de uma tradição que não pode deixar de existir”, ressaltou uma das organizadoras da festa, Maria Nildes Nascimento.