A Rabeca Cultural convida para apresentação musical com o flautista Paulo Flores, com participação especial do pianista André Grella, e abertura da exposição de artes visuais com obras do próprio Paulo Flores, “Benê, o flautista”, dia 20, sábado, às 20h. O evento contará também com um curto debate ao final da apresentação musical, bem como a exibição de um documentário “Benê, o flautista” que revela a linha do tempo de Benedito Lacerda.
O projeto soma duas frentes premiadas da Associação Brasil Cultural, o projeto Músicos sem Fronteiras e Exposição temática Benê, o Flautista numa Mostra Multimídia que homenageou os 100 anos da Semana de Arte Moderna. Poderia ter sido mais uma exposição online premiada pelo ProAC 2020 para o #CulturaEmCasa. Por que mais uma exposição? O material já está disponível no site brasilinstrumental.com, desde o período da pandemia. No entanto, trazemos “Benê, o flautista” para a Rabeca Cultural, por pensarmos que o que mais se precisa é discutir a cultura e a política pós desmanche geral, vista no governo anterior. Já vínhamos, há algum tempo, querendo ressuscitar a semana de 22 por achar que o colonialismo cultural só tem piorado neste século após. Então por que não somarmos as ações numa grande frente de conscientização cultural? A apresentação musical que visitará o repertório de sambas choros e valsas de Benedito Lacerda e seus parceiros, e a exposição, juntas, visam trazer essa realidade cultural brasileira da “época de ouro”.
A exposição conta com 60 desenhos em lápis de cor sobre papel, que ilustram o livro/encarte do boxset “Benê, o Flautista” transformados em quadros com displays biográficos dos personagens que fizeram parte da vida de Benedito Lacerda. DVDs e o Boxset acompanham a exposição.
O documentário apresenta a vida e a obra de Benedito Lacerda. Como uma linha do tempo, os eventos mundiais são enquadrados nessa narrativa. De 1900 a 1958, mais de 800 imagens históricas de centenas de eventos que ocorreram nestes 59 anos, narradas e acompanhadas com gravações originais dos períodos apresentados. Destaque para anos de 1954 onde é incluído nesta linha do tempo filme histórico de Benedito e Pixinguinha, na inauguração do Ibirapuera em São Paulo, junto com o Pessoal da Velha Guarda, filme de Farkas recuperado pelo IMS.
Paulo Flores é criador e Idealizador do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí, Festival Brasil Instrumental, Circuito Cultural, Orquestra de Câmara de Tatuí, Mostra Brasil Instrumental, Cambada Jazz Combo, Banda Curare, Projeto “Benê, O Flautista”, Oficina e Exposição Temática Benê, Projeto “Pixinga, O Arranjador”, Banda Brasil Instrumental, Oficinas de Resgate de Bandas, Janelas Contemporâneas, Músicos sem Fronteiras e muitos outros projetos e trabalhos premiados dentro e fora do país. É músico, educador, pesquisador, poeta, ilustrador, um artista mais-valia, que se aproveita das muitas linguagens da arte pra se manifestar, pois a arte mora no artista.
André Grella é natural de Piracicaba, interior do estado de São Paulo, tem sua formação em piano erudito e popular pelo conservatório de Tatuí e estudou com André Marques, Cláudio Borici, Fábio Leal, Luís Carlos Sanches, Hudson Nogueira e Hector Costita. André já se apresentou em várias regiões do Brasil, na Colômbia, Argentina e Suécia. Dividiu o palco com artistas como Léa Freire, Fernando Corrêa, Toninho Ferragutti, Vinicius Dorin, Sara Serpa, Fabio Leal, Arismar do Espírito Santo, Diego Pinera, entre tantos outros. Além do trabalho autoral, André integra também o Carrapicho Rangel quarteto, Fabio Leal quarteto, Marcel Bottaro septeto, Hot Club de Piracicaba e Vintena Brasileira.
Serviço
Apresentação musical “A Música Surrealista de Paulo Flores”
Paulo Flores (Flauta Transversal)
Part. Esp. André Grella (Piano)
Abertura da exposição “Benê, o flautista”
Até 23 de agosto de 2024
Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 14h às 17h, ou com agendamento prévio.
Exibição do documentário “Benê, o flautista”
20 de julho de 2024 – Sábado – 20h
Rabeca Cultural
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas
Preço único R$ 40,00
Garanta o seu ingresso antecipadamente até às 17h do dia 20 de julho, sábado, apenas pelo whatsapp 19 997206186. Crianças de até 12 anos pagam meia entrada. Sugerimos que venham agasalhados