Após dias de calor e chuva, frente fria vinda do Sul provoca queda acentuada de temperatura, segundo o Cepagri da Unicamp
Reportagem Sandra Venancio – Foto Rovena Rosa/Agencia Brasil
O tempo virou na região de Campinas. Depois de dias de instabilidade e pancadas de chuva, uma frente fria derrubou as temperaturas nesta segunda-feira (29), com previsão de mínimas ainda mais baixas ao longo da semana — podendo chegar a 7 °C, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.
Clique aqui para fazer parte da comunidade do Jornal Local de Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A mudança nas condições climáticas foi causada pela passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical que atua sobre a região Sul do país. Com isso, o tempo úmido começa a se dissipar, dando lugar a dias mais secos, com queda acentuada nas temperaturas, especialmente nas madrugadas e ao amanhecer.
De acordo com os meteorologistas do Cepagri, nesta segunda-feira as máximas não devem passar dos 26 °C, enquanto as mínimas podem atingir 15 °C ao final da noite. A tendência para os próximos dias é de queda progressiva nos termômetros, com a chegada do ar polar reforçando a sensação de frio nas cidades da região metropolitana de Campinas.
A previsão aponta que as temperaturas podem cair para até 7 °C nas áreas rurais e mais afastadas dos centros urbanos, especialmente na madrugada de quinta-feira (1º). Na área urbana de Campinas, os termômetros podem marcar mínimas entre 8 °C e 10 °C, com ventos gelados aumentando a sensação térmica.
Segundo o Cepagri, não há previsão de chuvas significativas nos próximos dias, o que favorece a formação de nevoeiros ao amanhecer e céu parcialmente nublado ao longo do dia. A orientação é para atenção com idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, além de cuidados com a saúde respiratória devido ao ar mais seco e frio.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas onde a população está em situação de rua ou vive em moradias precárias. Já a Secretaria de Assistência Social do município informou que intensificará as ações emergenciais de acolhimento noturno.
Apesar da queda de temperatura, o Cepagri reforça que o fenômeno é típico do inverno e não representa risco de eventos extremos, como geadas intensas, para a região neste momento.