Vice-presidente relaciona decisão de Trump a ações de bastidores promovidas por aliados de Bolsonaro desde 2018
Na tarde desta quinta-feira (10), durante o lançamento do programa Carro Sustentável, em Brasília, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, comentou sobre a taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Alckmin atribuiu à família Bolsonaro a articulação nos bastidores para insuflar a medida adotada por Donald Trump.
Segundo Alckmin, a ação mais recente do governo americano reflete um padrão de conduta da família Bolsonaro desde a ascensão do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto, em 2018. “Essa não é uma iniciativa isolada, mas sim consequência de uma articulação antiga que visa desestabilizar o Brasil”, afirmou o ministro.
Durante o evento, que marca o início do programa voltado à modernização do setor automotivo com foco em sustentabilidade, Alckmin reforçou a importância de proteger a soberania nacional diante de pressões externas e internas. Ele destacou ainda que o atual governo está empenhado em fortalecer o diálogo diplomático para enfrentar a crise provocada pelas tarifas impostas pelos EUA.
A decisão de Trump, anunciada na quarta-feira (9), prevê a aplicação de taxas de importação de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A medida impacta setores estratégicos como o agronegócio, a indústria e a mineração.