Investimento supera os R$ 26 milhões e garantirá mais segurança, conforto e rapidez nas viagens das linhas intermunicipais
O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, inauguram nesta sexta-feira, 2, o trecho Sumaré do Corredor Sumaré – Campinas, entregando à população um conjunto de obras que engloba melhorias em 8km de viário, construção de um viaduto de 35m de extensão sobre a linha férrea, instalação de 18 conjuntos de abrigos duplos e ajustes nas vias do entorno do terminal de Sumaré. O investimento total foi de R$ 26,5 milhões.
Essas ações do Governo de São Paulo propiciarão aos usuários do transporte público mais segurança, conforto e rapidez nas viagens das linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Além da pavimentação, sinalização vertical, horizontal e semafórica do viário, estão sendo instaladas 18 estações de embarque e desembarque, com abrigos duplos, que serão concluídas até o mês de novembro.
Um dos destaques do Corredor Sumaré – Campinas é o viaduto construído pela EMTU/SP sobre a linha férrea da ALL, uma antiga reivindicação dos moradores da região, que colocará um fim ao estrangulamento do tráfego de veículos na passagem atual. Construída em 1875, essa via possibilitava até hoje a passagem de apenas um veículo por vez, provocando congestionamentos e morosidade na ligação rodoviária entre os municípios.
A extensão total do sistema viário (incluso o viaduto) construído para viabilizar a passagem superior é de 570m. A largura da pista sobre o viaduto é de 9m. Foram construídos também dois passeios com largura de 1,5m cada. O custo do viaduto foi de R$ 3,6 milhões.
O Corredor Sumaré-Campinas tem como principal objetivo organizar o transporte público entre os municípios da RMC, propiciando aos usuários mais opções de transporte, com integração física nos terminais entre as linhas municipais e metropolitanas.
O novo sistema acompanha o crescimento das cidades e permite a melhoria das condições ambientais, por conta da redistribuição das linhas e da operação da quantidade de ônibus adequada.
Obras em andamento
Até o final de 2009, a EMTU/SP realizará intervenções complementares em municípios da RMC, visando proporcionar mais mobilidade, conforto e segurança à população. As obras incluem a construção de dois calçadões de acesso ao Terminal Metropolitano de Americana, que começou a operar em agosto de 2009. Um deles terá 120m de extensão, a partir do mercado municipal. O outro, com 200m de extensão, fará a ligação com o Terminal Urbano.
Na Praça Comendador Muller será construída uma baia com abrigos, exclusiva para os ônibus metropolitanos, que facilitará a integração com as linhas de ônibus municipais. A EMTU/SP também instalará o novo modelo de abrigos projetado pela empresa em 30 paradas das vias por onde circulam as linhas metropolitanas. Serão, ao todo, 60 módulos de abrigos.
Em Campinas, a EMTU/SP iniciou nova etapa das obras com a construção da terceira faixa, pavimentação, execução de Estações de Embarque na Av. Lix da Cunha, entre a Estação de Transferência Anhanguera e a Praça Cury Junior. Na altura da praça também será construído um viaduto sobre a Rua Irmã Maria Terrier que propiciará acesso direto dos automóveis para o bairro IV Centenário.
Também foram iniciadas as obras de construção do túnel sob a avenida Lix da Cunha para a passagem de pedestres visando facilitar o acesso dos usuários ao Terminal Metropolitano Magalhães Teixeira a partir da Rua Marechal Deodoro, na região central de Campinas. A obra será concluída em dezembro de 2009.
Corredor Sumaré-Campinas
O Corredor Sumaré-Campinas tornou-se realidade em setembro de 2008 com a inauguração das obras realizadas sob a coordenação da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e da EMTU/SP. O investimento do Governo do Estado neste projeto, de R$ 150 milhões, integra o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano. O total do investimento, de R$ 20 bilhões, é o maior já destinado ao setor e inclui as três Regiões Metropolitanas do Estado – São Paulo, Campinas e Baixada Santista.
Na primeira etapa, foram construídos dois terminais metropolitanos (Campinas e Hortolândia), uma Estação de Transferência (Anhangüera), além da reforma de um terminal (Monte Mor) e melhorias no sistema viário que propiciarão viagens rápidas e seguras a cerca de 3,5 milhões de passageiros por mês. O trecho de 33 km de extensão liga os municípios de Campinas a Sumaré. Dez quilômetros são de faixas exclusivas para a operação de ônibus.