O município de Campinas poderá ser beneficiado com recursos do governo federal por meio de um novo edital do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. O anúncio de que o governo federal prepara o edital de um novo PAC foi feito nesta terça-feira, 11 de fevereiro, em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, e o secretário municipal de Finanças, Aurílio Caiado, participaram do evento.
De acordo com o governo federal, o novo edital será direcionado a projetos de áreas como saúde, educação, infraestrutura social e urbana e mobilidade. Os municípios deverão apresentar projetos que são prioridade para a população nestes segmentos. “Precisamos do apoio do governo federal para concretizar projetos importantes para a população de Campinas. Os problemas acontecem nas cidades, mas não podem ser só as cidades a pagarem a conta”, afirmou o prefeito Dário Saadi.
![](https://jornalocal.com.br/wp-content/uploads/2025/02/4-3.jpg)
De acordo com o secretário municipal de Finanças, Aurílio Caiado, o PAC Seleções é mais uma forma do Governo Federal atuar junto com os municípios no atendimento à população. As formas de financiamento variam desde as reembolsáveis, como os empréstimos da Caixa, do BNDES e do Banco do Brasil, até os recursos transferidos a fundo perdido (sem precisar de pagamento posterior) do Orçamento Geral da União.
“Em Campinas, sempre temos iniciativas importantes que podem ser beneficiadas com recursos para execução. Vamos aguardar apenas o lançamento do edital, para já inscrevermos nossos projetos”, disse Caiado.
Durante o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que reuniu gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028, o presidente Lula disse que quer fortalecer a relação da União com as prefeituras para que os programas federais atinjam a população.