Em comemoração ao aniversário de Campinas (14 de julho), a cidade recebe, no dia 13 de julho, sábado, às 10h, a 5ª Mostra de Cultura e Arte: “Onde todo mundo dança – por que ser Campinas”. O espetáculo é do grupo Vivarte e é promovido pelas secretarias municipais de Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, na Concha Acústica do Taquaral.
O espetáculo tem 80 minutos de duração e as 23 coreografias terão recursos de acessibilidade, como a audiodescrição, feita pela assessora da SMPD, Bell Machado, e a interpretação de libras, por Diléia Martins. A coordenação geral é de Claudia Massoco, o roteiro de Ítala Matiuzzo e direção de Rebeca Fávero Barra Grande e Érika de Souza.
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade utilizado para ampliar o entendimento de pessoas com deficiência visual e baixa visão na qual as informações visuais são fundamentais, como em cinema, teatro, televisão, dança, entre outras atividades.
As cenas, os figurinos e as expressões são narradas por meio de audiodescrição, levando em consideração as observações dos artistas, o significado e o tema das danças. Aliada à música, a audiodescrição oferece às pessoas com deficiência visual uma ampliação do repertório de imagens para que possam ter maior fruição do espetáculo.
Nesse espetáculo, o intérprete de libras também é fundamental às pessoas com deficiência auditiva, porque as coreografias serão intercaladas com informações sonoras sobre os importantes monumentos da cidade.
O Instituto Vivarte foi fundado em 2005 por Cláudia Chinellatto Massco. Um dos objetivos é proporcionar a formação a formação técnica aos jovens educadores. O Instituto já atendeu mais de 1,5 mil crianças.
Serviço
5ª Mostra de Cultura e Arte
Data: 13 de julho, sábado
Local: Auditório Beethoven (Concha Acústica – Lagoa do Taquaral)
Endereço: Avenida Dr. Heitor Penteado, portão 2, Taquaral
Entrada gratuita





