Ministro afirmou em evento em São Paulo que não tem intenção de concorrer no próximo ano, apesar de ser cotado no PT para governo paulista ou Senado
Por Sandra Venancio
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (29) que não pretende disputar nenhum cargo nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante participação no evento Macro Vision, organizado pelo banco Itaú BBA, em São Paulo.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
“Não sei responder o que eu vou fazer. Neste momento, eu não tenho intenção de ser candidato no ano que vem”, disse o ministro. “Ao contrário do que dizem, que eu ocupo o pior emprego do mundo, eu acho que é um dos melhores. É um lugar bom para trabalhar, para fazer muita coisa para ajudar o país”, completou.
Questionado se permaneceria no comando da Fazenda caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja reeleito, Haddad preferiu não se antecipar. “Eu vou conversar com o presidente Lula sobre isso. Ele é o candidato, ele que vai compor o seu gabinete. Vamos aguardar”, respondeu, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
Apesar da negativa, o nome de Haddad circula dentro do PT como possível candidato ao governo de São Paulo ou ao Senado em 2026. O ministro, porém, reforçou que, por ora, sua prioridade é a condução da política econômica.
Analistas políticos avaliam que a postura de Haddad busca reforçar a imagem de compromisso com a agenda econômica, em um momento de negociações delicadas com o Congresso sobre metas fiscais e propostas de ajuste das contas públicas.